Embu das Artes participa do Revelando São Paulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/01/2015

A tradição de Embu das Artes, representada nos quadros com pintura naif de Renata Barros, na cestaria e nos trançados de José Itamar Lucas, nas esculturas de madeira de Vavá e nas de terracota de Ademir José da Silva, será mostrada mais uma vez no 8º Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas/Atibaia, de 7 a 11 de janeiro de 2015. Os artistas e artesãos utilizam matéria-prima do município e produzem seus trabalhos ao vivo durante o encontro.

Embu das Artes participa do  Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas desde a primeira edição em 2008. Também tem sido representada no Programa Revelando São Paulo, criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o governo do Estado. Nesse período, o número de cidades participantes aumentou, atingindo hoje mais de 180, segundo a Abaçaí, que produz o evento em parceria com as prefeituras. O governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, já incluiu o Revelando no seu calendário oficial e criou um estande moderno e personalizado para divulgar a cidade com mais eficiência.

Quem comparecer a Atibaia, poderá visitar o VIII Festival da Cultura Paulista Tradicional - Entre Serras e Águas das 10 às 21h, no Parque Dr. Edmundo Zanoni (av. Horácio Neto, 1030), com entrada gratuita. Terá oportunidade de conhecer o lado caipira, caiçara e piracuara do Estado, as manifestações culturais tradicionais e religiosas, o Patrimônio Cultural Imaterial paulista. No estande de Embu das Artes será recebido por artistas e artesãos embuenses e pelo coordenador Sérgio Barbi.

De acordo com a Abaçaí, em 2013 participaram do Revelando São Paulo Capital 69 municípios com estandes de culinária, 115 municípios com estandes de artesanato, 800 pessoas trabalhando diariamente no artesanato e na culinária, comunidades indígenas de 12 etnias, 37 aldeias, dez comunidades aquilombadas, comunidades ciganas de sete municípios, mais de 9 mil integrantes de 250 grupos de cultura tradicional e mais de 180 municípios do Estado de São Paulo. O número de visitantes foi de 1 milhão.

Comentários