Assistência Social de Embu das Artes é uma das 50 melhores do Brasil

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/12/2014

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional de Embu das Artes está entre as 50 melhores do Brasil e é umas das três melhores do estado de São Paulo. 

O reconhecimento foi contemplado pelo “Prêmio Responsabilidade Social”, com troféu entregue à secretária de Assistência Social, Roberta dos Santos, e sua equipe durante o “7º Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social”, ocorrido entre os dias 7 e 10 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia, e organizado pela Premium Brasil Group em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Social e do Turismo.

Dentre os 42 projetos de Embu das Artes na área de Assistência Social, cinco motivaram a premiação. São eles: primeiro município brasileiro a implantar o cartão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Projeto Aprendiz Legal, implantação do café da manhã no Restaurante Popular (único no País), Exposição A Coruja Sou Eu (valorização da autoestima e inclusão social pela arte) e os Jogos Cooperativos da 3ª Idade.

O resultado para a premiação foi baseado em conclusões objetivas de informações públicas divulgadas pela internet (sites, redes sociais etc.), jornais e outros veículos de comunicação. Por isso, a secretária Roberta dos Santos dedicou parte da conquista do prêmio à participação de toda a equipe da Secretaria de Comunicação Social, responsável pela produção, publicação e distribuição de todo conteúdo e material de comunicação da Prefeitura de Embu das Artes.

“Os gestores de outras cidades se interessaram muito pela ideia pioneira do cartão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Em minha palestra, expliquei a eles que a medida facilitou a vida do cidadão que, depois de cadastrado no CadÚnico e no cartão Suas, não precisa mais trazer um monte de documentos toda vez que comparecer ao CRAS para requerer algum benefício social, como o Bolsa Família. Para a pessoa utilizar algum serviço da Assistência, basta apresentá-lo”, declarou Roberta.

Os critérios para a premiação foram: ações e projetos praticados no município; valorização da pessoa idosa; combate à exploração sexual da criança e do adolescente; implantação do Programa Bolsa Família; realização de cursos sustentáveis que estimulem autoestima e a geração de renda às famílias carentes; definições das prioridades da Política Municipal de Assistência Social; elaboração do Plano Municipal de Assistência Social; gestão de recursos, ganhos sociais e desempenho dos programas e projetos aprovados; formulação de estratégias e controle de execução da Política de Assistência Social; qualidade para funcionamento dos serviços de assistência social e execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social e fiscalização da movimentação e aplicação dos recursos.

Comentários