Equipe de Saúde Mental de Taboão conquista prêmio com o filme “O Verdadeiro Encontro”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/12/2014

O Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO) concorreu com o filme “O Verdadeiro Encontro”, ao VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário.

 Promovido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), a cada dois anos, a equipe do CECO ficou entre os cinco premiados dos dez filmes que participaram. “Isso é resultado de uma parceria com a Escola de Cinema L.A Film Institute em São Paulo onde os pacientes produzem curtas metragens com roteiro, direção, figurino através da nossa oficina de Cinema Digital que proporciona a livre expressão tornando um espaço de ensinar, aprender e conviver”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.

A produção da Oficina de Cinema Digital é coordenada pelo psicólogo Renato Guenther e contribuíram com o filme Carlos Moreira, Dailza Luiza Oliveira, Daura Alves, Luciana Menezes e Sebastião Arthur de Souza. “Através dessa oficina os participantes tem a oportunidade de expressar seus desejos, sentimentos e criatividade, permitindo um resgate das potencialidades individuais na elaboração do roteiro, escolha da trilha sonora, no cenário, figurino e título do filme”, comentou a Coordenadora da Saúde Mental, Ana Lucia Comino Funari. 

Para a professora de teatro, Maira Galvão, a união dos pacientes faz com que o grupo tenha capacidade e qualidade como qualquer outro profissional da área artística. “São pacientes especiais que trabalham com amor e tranquilidade. Há oito anos que desenvolvo oficinas de teatro com eles o que nos levou a esse resultado. Esse prêmio só veio coroar um trabalho sério desenvolvido por toda uma equipe multiprofissional”, ressaltou Maira.  

O CECO

É um equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) onde se desenvolve atividades intersetoriais, concebido como espaço alternativo de convivência e de inserção social, aberto a todas as pessoas, sendo uma das estratégias que surgiram com o Movimento da Reforma Psiquiátrica. O serviço promove o encontro entre as pessoas, acolhendo as diferenças e os sofrimentos, transformando os encontros em oportunidades de melhorar a saúde e qualidade de vida. Cria condições favoráveis para a inserção e integração dos indivíduos por meio de diversas oficinas como: atividades manuais, culturais, educacionais e esportivas. Proporciona ao participante o reconhecimento de seus interesses e sentimentos, melhorando a sua autoestima, fazendo com que seja sujeito de sua própria vida escolhendo o caminho que quer seguir. Resgata e/ou constrói a cidadania de grupos discriminados, promovendo a cultura de paz.

Serviço
Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO)
Local: Parque das Hortênsias
Endereço: Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
Telefone: 4135-2460
Horário de Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Comentários