Crianças taboanenses são premiadas em Olímpiada de Astronomia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/11/2014

Seis alunos da EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza foram premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu na quinta-feira, 6 de novembro, na própria escola e contou a presença de pais e alunos que também participaram do campeonato.

Elenita Mendes dos Reis, moradora do Jardim Trianon, é mãe do aluno Job Pereira da Costa Júnior, de nove anos. O garoto, que deseja ser escritor e desenhista quando crescer, recebeu medalha de prata pela participação na XVII OBA. Elenita afirma que o filho está lhe trazendo muita alegria. “Ele é bem inteligente e muito esforçado. É sempre um orgulho. Por enquanto, todo o esforço está valendo a pena”, declara.

Este é o terceiro ano que a escola participa da OBA, porém foi a primeira vez que alunos receberam medalhas. “A olímpiada é trabalhada desde o início do ano e os conteúdos são desenvolvidos nas aulas de ciências e geografia”, explica a professora Gabrielli Parra, que teve três alunos da classe premiados. 

“Após aprenderem com os educadores os conteúdos propostos, os alunos fazem uma prova, que é aplicada no mesmo dia em todo o país”, comenta a coordenadora pedagógica Valéria de Luma Lopes. 

A edição deste ano aconteceu em 16 de maio e contou com a participação de 772.257 alunos de mais de 8.600 escolas brasileiras. Os quase 600 alunos da EMEF Ester Cordeiro participaram da OBA deste ano e todos receberam certificados.

A diretora da escola, Elisângela Ximenez, explica que o projeto da olímpiada deu tão certo que já foi incluso no Projeto Político Pedagógico (PPP) do próximo ano. “Muitas vezes estamos tão preocupados em alfabetizar, em dar português e matemática, que outras disciplinas são passadas, mas não da melhor forma”, explica. “O projeto trouxe este resgate, de trabalhar a astronomia e outros itens, dentro das aulas de geografia e ciências de uma forma mais prazerosa, lúdica e estimulante”, finaliza.

Confira a lista completa de alunos premiados:
Medalha de Prata: Job Pereira da Costa Júnior
Medalha de Bronze: Raíssa Gabriely Rodrigues Nascimento
Medalha de Bronze: Mirela Mendes Ferreira
Medalha de Bronze: Daivid Fabrício Conceição Ribeiro
Medalha de Bronze:  Shaiane Shelly Rodrigues de Olivindo
Medalha de Bronze: Gabriel Antônio Domingos Ferreira 

Comentários