Vereadores de Embu participarão de encontro de Câmaras Municipais em Brasília

Por Assessoria de Imprensa | 24/11/2014

Buscando representar o município, sete vereadores de Embu das Artes estão com viagem marcada para a capital federal, Brasília, onde ocorre de 25 a 27 de novembro o 7° Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, com intuito de discutir assuntos como a Lei de Resíduos Sólidos; o Orçamento Impositivo nos Municípios, Políticas Públicas, Reforma Política; Técnicas Parlamentares e "Os desafios para um Legislativo municipal".

Puxando a lista de parlamentares que viajarão para o Distrito Federal, o Presidente da Casa de Leis de Embu, Doda Pinheiro (PT) acompanhará os vereadores: Edvânio Mendes (PT), Gilson Oliveira (PT), Jeferson do Caminhão (PR), Gilvan da Saúde (PROS), Clidão do Taxi (PCdoB) e Jabá do Depósito (PTC).

Além do caráter informativo, o evento serve como fator impositivo para que o congresso nacional repense a forma de partilha dos recursos da União entre Estados e Municípios.

Em sua página no facebook, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, defende o aumento da partilha entre os municípios brasileiros do chamado "bolo tributário". "Precisamos aumentar a participação dos municípios no bolo tributário nacional, aperfeiçoando os critérios de partilha do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e garantir o equilíbrio fiscal entre os entes da federação. A experiência do dia a dia nos mostra que a implantação das políticas públicas sob nossas responsabilidades tem sido muito difícil, devido à escassez de recursos, isso sem falar das dificuldades dos municípios em elaborar e acompanhar a execução de projetos, fazer planejamento, gestão e controle fiscal", diz em nota.

Para o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Doda Pinheiro (PT), a ida ao Planalto Central, além da participação do curso da Abracam, proporcionará que o parlamentares de Embu visitem os ministérios. "O principal objetivo da viagem é estreitar os laços com os deputados federais e ministérios, para que possamos realizar parcerias sérias e duradouras em busca de emendas parlamentares para o desenvolvimento de nosso município, pois sem isso, o executivo tem muita dificuldade na organização da cidade, uma vez que nosso orçamento não é o suficiente', disse.

Doda Pinheiro também destaca que a ida dos vereadores à Brasília serve para a melhor qualificação dele e dos colegas que o acompanharão. "Outro objetivo é que os vereadores possam se qualificar melhor, para exercerem seu mandato de maneira propositiva, neste sentido, participar deste curso de formação é essencial para que possamos adquirir conhecimento e colocá-los em prática para melhor atender nossos munícipes?, destacou.

O Congresso Brasileiro de Câmara Municipais (ABRACAM) já está em sua 7° edição. O evento acontecerá no auditório do DNIT que fica situado no Setor de Autarquias Norte, Quadra 3 ? Bloco A ? Edifício Núcleo dos Transportes ? Asa Norte ? Brasília ? DF.


 A ida dos vereadores do município de Embu das Artes para Brasília está marcada para segunda-feira, dia 24 de novembro.


Alexandre Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara


Comentários