Vereador de Taboão tacha pares de capachos do prefeito e diz não votar em presidente frouxo

Por Sandra Pereira | 19/11/2014

Visivelmente rachada em razão da disputa pela presidência da Câmara de Taboão os vereadores protagonizaram novos momentos de embate, críticas, alfinetadas e recados na sessão desta terça-feira, 18. Dessa vez foi a oposição quem iniciou a queda de braço durante apreciação de requerimento proposto pela vereadora Luzia Aprígio (PSB), que pediu explicações sobre R$ 93 mil destinados à cidade por meio de emenda do deputado Ramalho da Construção. Moreira (PT) e Lune (PCdoB) defenderam a aprovação do requerimento com vigor, mas ele não foi votado. Os vereadores aprovaram alteração no regimento para mudar o locais da sessão para a sede própria da Câmara a partir do dia 2 de dezembro. A votação foi conduzida pelo vereador Cido da Yafarma (DEM) que assumiu a presidência a pedido de Eduardo Nóbrega (PR) e se mostrou muito confortável no cargo pelo qual está na disputa. 

Moreira taxou os vereadores de capachos do prefeito e declarou que não votaria em presidente frouxo. A crítica seria endereçada ao vereador Marco Porta, que atua como líder de governo. Porta também foi classificado por Lune de  office boy, após se dispor a buscar informações da emenda junto ao Executivo. Questionado pela reportagem Porta não descartou que as farpas de Moreira foram endereçadas a ele, mas de pronto disse que se tratava de interpretação pessoal e equivocada do colega.

“Presidente frouxo é o que obstrui os trabalhos dos vereadores, que impede a população de ter informações sobre o que ocorre na cidade. Presidente tem que ter pulso. A Casa é soberana. Vereador não pode ser capacho”, disparou Moreira ao ser questionado pelo Jornal na Net, acrescentando que ainda não definiu seu voto. “Não sei o que representa ser capacho ou presidente frouxo para o Moreira. Mas a partir do momento que ele não justifica a declaração dele não tem sentido”, respondeu Marco Porta.

Inconformada com a falta de votação do requerimento Luzia Aprígio disse que vai procurar o Ministério Público para levantar onde está o dinheiro da emenda enviada à cidade por Ramalho da Construção.

“Por enquanto estou pedindo informações. Mas também posso me dirigir ao Ministério Público, ou posso ir lá no prefeito perguntar onde está o dinheiro. A gente fica triste de tentar as melhorias e não conseguir, mas sou durona e desisto. Vou ao Ministério Público para saber onde está o dinheiro”, avisou.

Para o vereador Luiz Lune a vereadora Luzia Aprígio oxigenou a oposição e deu uma animada. Ele afirmou não existir um líder na ala oposicionista e disse que apesar de todos terem seus pontos de vista as opiniões convergem. Lune disse que a Casa só tem dois grupos um com 6 vereadores e outro com 7 e provocou afirmando que 7 é maior que 6.

Enquanto a oposição atuava com mais ênfase na sessão o presidente da Casa, Eduardo Nóbrega (PR), comemorava o “despertar” dos três opositores como sinal claro de que eles estariam fora do “jogo” pela presidência. Na tribuna ele disse que alguns ovos seriam quebrados durante o processo e aos jornalistas previu que seriam 3, em referência clara aos vereadores Luzia Aprígio, Lune e Moreira.

Nóbrega garantiu que o prefeito atendeu ao chamado e assegurou o cumprimento das regras do jogo presidencial na Casa, que seria não buscar voto na oposição. Ele já avisou que fora do cargo presidencial dedicará mais tempo para ler e investigar o contrato da administração com a SPDM, cobrar melhorias na educação e em segurança.

“Fora da presidência terei mais tempo para me dedicar as essas questões que são importantes para a cidade. A Casa toma muito nosso tempo. O PR fora da presidência vai atuar mais firme na questão política. Farei minha defesa do projeto de governo que levei às ruas junto com o prefeito Fernando Fernandes, sou co-responsável por ele”, antecipou.

Ele admitiu ter sido um presidente “encrenqueiro” e já adiantou que o vereador Eduardo Nóbrega será muito mais encrenqueiro e vai protagonizar sessão históricas e polêmicas, fazendo uso do seu conhecimento amplo do regimento interno. 

Sobre a proximidade cada vez mais estreita com grupos da oposição Eduardo Nóbrega diz que seu nome ganhou espaço e respeito em razão da sua postura pessoal. 

“A classe política de Taboão reconheceu minha conduta e isso é uma grande honra para mim. A classe política considera minha linha de conduta clara e honesta, além disso, tenho uma relação cada vez mais estreita com a população. Tem algo haver com um novo termo de político herói que ainda não domino muito bem, mas que as pessoas enxergam no líder do PR”, finalizou.  

Comentários