/

Governo retoma urbanização da Vila Feliz

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/02/2014

Elke Lopez MunizPlanta da retomada da urbanização da Vila Feliz

A comunidade da Vila Feliz, com 180 famílias, do Parque Pirajuçara, recebeu, em 10/2, a equipe do Governo da Cidade, que esteve no local para informar às famílias sobre as próximas etapas do Projeto de Urbanização. Vila Feliz tem recebido toda a atenção do governo para a finalização do projeto. Agora serão feitas vias de acesso para carros e pedestres; providenciada iluminação em áreas  de lazer e convívio; executada a entrada de luz (relógio individual); finalizado o processo de regularização fundiária e das edificações.

O trabalho já realizado na Vila Feliz inclui a negociação da área com aCompanhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para suspensão da reintegração de posse; a instalação de redes de drenagem, esgoto e água; a realização de trabalho social para fortalecimento do processo participativo e da organização comunitária. Foram ainda feitas obras de reparos nas casas cadastradas noPrograma de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), que é uma linha de crédito direcionada à produção de empreendimentos habitacionais, e executado projeto de áreas públicas.

PRIORIDADE É DOCUMENTO

As moradoras Lúcia Pereira, há 16 anos na Vila, e Maria Auxiliadora de Souza, 19, reconhecem o trabalho feito pelo governo municipal – “Isso aqui antes não tinha nada. Agora temos muito, nem se compara ao que era. Não tinha nem asfalto aqui”. Para as duas moradoras, que gostam de morar na Vila, a questão mais urgente é a dos documentos da casa. “O mais importante pra nós são os documentos da nossa casa”, enfatiza Lúcia. O processo de regularização fundiária da Vila Feliz está em andamento, em conjunto com o CDHU.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo (Gera) Juncal Jr., chamou a atenção dos moradores para a sua contribuição, seja acompanhando a obra, seja cuidando da sua preservação. A obra de urbanização, feita com verba do Programa Especial de Melhorias (PEM), do governo do Estado, e contrapartida da Prefeitura (R$ 139.921, 60), tem custo total de R$ 389.921,60, tem prazo de 300 dias.

Na equipe de governo que participou do encontro estavam os secretários municipais Nelson José Pedroso (Obras), Valdir Barbosa (Turismo) e Edson Bezerra Ferreira (controlador geral e ouvidor), além do presidente da Pró-habitação, João Honório da Silva do vice-prefeito Natinha, que representou o prefeito Chico Brito. Natinha destacou a importância do projeto e da ansiedade de todos para a sua finalização.

 

O vereador Edvânio Mendes, que também participou do encontro, declarou que Vila Feliz conta com a atenção do prefeito, que tem “sensibilidade para atender a comunidade”. Ao fim, os moradores de Vila Feliz fizeram perguntas sobre o projeto e outras questões relacionadas às obras de urbanização, que foram esclarecidas pelo secretário de Meio Ambiente.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.