/

Conferência da Cidade discute moradia, mobilidade e desenvolvimento urbano em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

Sandra PereiraPalestrantes mostraram aos presentes os principais desafios que Taboão da Serra e a região vão encarar nos próximos anos

Temas como moradia, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento foram debatidos durante a 3ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no sábado, 18, no Cemur, em Taboão da Serra. O foco da conferência é permitir o debate sobre os temas propostos e apontar possíveis alternativas aos mesmos, permitindo a interlocução entre os gestores com os segmentos que compõem a sociedade. A meta é avançar na construção da política municipal, estadual e nacional de desenvolvimento. A 3ª Conferência Municipal é preparatória para a Estadual e a  5ª Conferência Nacional.

O professor  arquiteto Pedro Tadei Neto apresentou ao público uma nova maneira de “enxergar” o município, por meio da criação de polos de desenvolvimento regionais, facilitando o acesso das pessoas aos serviços mais próximos de onde elas vivem de forma a facilitar a mobilidade urbana. Logo depois dele o representante do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Benedito Barbosa, discorreu sobre os desafios que a cidade e a região terão que encarar nos próximos anos. 

 Durante a conferência o prefeito Fernando Fernandes defendeu uma postura mais séria em relação ao adensamento populacional na cidade e a preservação das poucas áreas existentes para promover o desenvolvimento. Declarou que pretende apresentar alterações ao Plano Diretor, a fim de garantir um caráter mais desenvolvimentista do que habitacional.

Fernando Fernandes revelou que a prefeitura está contratando uma empresa para fazer o cadastramento do município para mapear a realidade, rever a Planta Genérica de Valores (PGV), visando reduzir o IPTU e logo depois apresentar alterações ao Plano Diretor.

 “Se continuarmos deixando o adensamento correr solto não teremos mais solução para os problemas. Vamos encarar o Plano Diretor com enfoque mais desenvolvimentista do que habitacional”, afirmou Fernando Fernandes, explicando que o propósito da conferência é debater os temas que interferem no cotidiano da cidade.

 À imprensa o prefeito declarou que a cidade vai acender o sinal vermelho para os empreendimentos imobiliários. Disse que vai priorizar àqueles voltados para público com maior poder de consumo, como forma de fomentar o comércio e a economia local. 

 “Lógico que não podemos inibir a vinda de empreendimentos que atraiam população economicamente ativa capaz de movimentar o comércio e os serviços da cidade”, alertou.

Fernando Fernandes lamentou a pequena participação dos moradores na Conferência. Ele lamentou que durante a explanação sobre mobilidade urbana, por exemplo, boa parte dos participantes acabou deixando o local. Após as duas palestras os participantes se dividiram em quatro grupos temáticos. Logo depois aconteceu a escolha dos delegados que vão representar Taboão da Serra na etapa Estadual, onde serão escolhidos os delegados que vão participar da Conferência Nacional das Cidades.




 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.