/

Conisud elege nova diretoria e estabelece cinco eixos para atuação do consórcio

Por Sandra Pereira | 18/01/2013

Sandra PereiraChico Brito foi reeleito para mandato de dois anos na presidência do Conisud

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, foi reconduzido ao cargo de presidente do Conisud nesta quinta-feira, 17, com sete dos oito votos dos prefeitos das cidades que formam o consórcio. Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista, estreante no consórcio ao lado de Cotia foi eleito vice-presidente. Clodoaldo Leite, prefeito de Embu-Guaçu, será diretor Administrativo Financeiro. Já  Francisco Júnior, prefeito de Juquitiba, foi eleito diretor Técnico Operacional. 

Apenas o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes não participou da votação sob o argumento de que estava assinando convênio com o governo do Estado. Chico Brito e a nova diretoria do Conisud ficam nos postos por 2 anos.

Na mesma reunião em que elegeram o presidente e a nova diretoria do Conisud os prefeitos definiram que o consórcio vai atuar em cinco eixos distintos. O primeiro será o lixo, em seguida vem a segurança, a saúde, compensação ambiental para as cidades em área de manancial e mobilidade urbana e transporte.

"Vamos fazer um planejamento estratégico e dialogar com os governos estadual e federal. Independente das bandeiras partidárias vamos buscar que o governo olhe para nossa região não como quintal, mas com a importância de quem tem 1 milhão de habitantes", antecipou o presidente. 


A meta das cidades é unir os técnicos para discutir e traçar estratégias para melhoria nas áreas temáticas. Os prefeitos se mostraram otimistas sobre a possibilidade de avanços nas áreas prioritárias. Eles defendem que juntas as cidades somam 1 milhão de habitantes.

O Conisud garante a articulação conjunta das cidades em várias áreas. A meta do consórcio é favorecer a articulação regional e implantar políticas públicas e serviços que sejam comuns aos municípios participantes, como é o caso do SAMU Regional e o campus da Unifesp. O Conisud também articulou a aprovação da lei que regulamentou e deu força aos consórcios. Outra proposta tratada no âmbito do consórcio é a criação de uma usina regional de compostagem de lixo, que deve ganhar força nessa gestão.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.