/

Menina de 13 anos ganha coração de taboanense no Distrito Federal

Por Outro autor | 18/04/2012

Arquivo do Jornal na NetDoador foi atendido no Hospital Geral do Pirajussara

Em uma luta contra o tempo, os médicos do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF) fizeram ontem o oitavo transplante de coração deste ano, o quarto com um órgão vindo de outro estado. Moradora de Aparecida de Goiânia, a 216km de Brasília, a receptora de 13 anos, cujo nome não foi revelado, tinha um problema que comprometia a circulação sanguínea. Com menos de um mês na fila de espera, ela recebeu vida nova de um doador compatível que morreu em Taboão da Serra (SP).

As dificuldades começaram quando a menina tinha apenas 4 anos e os pais descobriram que ela sofria de miocardiopatia restritiva. A doença provocou o aumento do volume abdominal e acarretou problemas no fígado da garota. A piora ocorreu de maneira gradativa. Nos últimos meses, ela teve de abandonar a escola. Em vez de brincar, passava a maior parte do tempo em repouso. De acordo com a equipe médica do IC-DF que a acompanhou, o risco de morte aumentava a cada dia.

O coração que fez a paciente voltar a sorrir veio de um menino que teve a vida interrompida de maneira trágica. O doador, um garoto de 14 anos, levou um tiro na cabeça em Taboão da Serra, em circunstâncias que não foram divulgadas. A decisão de doar os órgãos, todos sadios, veio depois que os médicos do Hospital Geral de Pirajussara decretaram a morte encefálica do adolescente. Às 5h de ontem, chegou ao IC-DF a notícia de que, apesar dos 10kg a mais, a vítima do disparo na cidade paulista era compatível com a jovem moradora de Aparecida de Goiânia.

Com informações do site Diário de Pernambuco

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.