/

Audiência Pública dá lição de democracia em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/03/2012

DivulgaçãoAudiência foi realizada na noite da última segunda-feira

Participação popular e democracia puderam ser vivenciadas na prática durante a 40ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Embu das Artes, realizado pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, na segunda-feira, 19/3. O evento reuniu mais de 800 pessoas no auditório da E.M. Professora Valdelice Medeiros Prass de diversas regiões da cidade incluindo integrantes dos mais variados movimentos sociais e classes econômicas.

Foi uma lição de democracia, pois mais da metade das seis horas de evento foi utilizada para a população apresentar propostas e promover discussões sobre a cidade que querem para os próximos dez anos. Mais de 60 pessoas se manifestaram verbalmente e outras 42 encaminharam suas considerações por escrito.

“O governo municipal realizou reuniões nas 20 regiões administrativas da cidade para ouvir a população, pois acreditamos que todos, desde as pessoas mais simples até as mais abastadas, têm competência para decidir sobre as prioridades da cidade”, destacou o prefeito Chico Brito.

Mas, antes da apresentação das propostas por parte dos participantes, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Júnior, fez uma síntese do projeto de revisão do Plano Diretor de Embu das Artes, apontando as principais mudanças em relação ao vigente, que é de 2003. Esse plano serve para orientar a política urbana e uso do solo, bem como os investimentos e as ações no território para os próximos dez anos, a fim de gerar desenvolvimento econômico, com inclusão social, de forma sustentável.

Anteriormente à realização das audiências públicas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fez um diagnóstico da cidade, o maior levantamento de informações já realizado, que contempla dados de áreas importantes como infraestrutura urbana, economia, serviços básicos e meio ambiente. Todo material foi analisado para traçar um panorama sobre os problemas da cidade e as necessidades da população.

Até o final da semana, o projeto de revisão do Plano Diretor será encaminhado para a Câmara Municipal, que fará uma nova audiência pública para sua aprovação.

Júlio Marcondes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.