/

ETEC de Embu das Artes fará declaração de imposto de renda gratuitamente

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/03/2012

DivulgaçãoServiço será disponibilizado na Etec da cidade

Aqueles que precisam fazer sua declaração de imposto de renda, mas não sabem fazer ou não têm como pagar, tem duas oportunidades. Nos próximos sábados, dias 24 e 31/3 os alunos e professores de Contabilidade da ETEC vão atender estarão atendendo e fazendo gratuitamente declarações de imposto de renda para quem desejar. Por ser uma tarefa não rotineira e que exige cuidados especiais, a maioria dos brasileiros deixa para fazer a declaração para a última hora.

“Com isso, o contribuinte fica mais sujeito a erros, não encontra os comprovantes, não usa algumas deduções, acaba omitindo informações, e assim por diante”. – disse o professor Waldiney Teodózio que coordena o curso na ETEC e o evento.

Leve um CD virgem e todos os documentos


Para ser atendido, basta comparecer nesses dias à sede da ETEC, na rua Marcelino Pinto Teixeira, 529 – Pq. Industrial, das 10 às 15h, levando todos os documentos necessários para fazer a declaração, além de um CD novo ou ainda não usado. Mais informações pelos telefones 4778-1168 e 4778-1178, ou diretamente no site da Receita Federal

Mudança no Imposto de Renda 2012


Desde 3.1.12 está valendo a nova tabela progressiva do Imposto de Renda mensal, corrigida em 4,5% em relação à tabela de 2011. A correção favorece o contribuinte, porque amplia as faixas de tributação e automaticamente reduz o valor do imposto. O novo limite de isenção é de quem recebeu, em 2011, rendimentos tributáveis de até R$ 23.499,15 e não se enquadrar em nenhuma outra condição de obrigatoriedade, não precisa apresentar a declaração.e a alíquota máxima de 27.5% incide sobre ganhos acima de R$ 4.087,65.

Todo rendimento sujeito ao imposto de renda recebido pelo contribuinte a partir de 1º de janeiro de 2011 terá o tributo calculado pela nova tabela. Isso vale até mesmo para o salário ou para a aposentadoria de dezembro, pagos no início de janeiro.

A nova tabela será usada também para cálculo do carnê-leão, devido pelo contribuinte que recebe rendimentos de pessoas físicas como, por exemplo, médico, dentista, arquiteto; ou que recebe pensão alimentícia; ou que é locador de imóvel residencial.

Nesse caso, o imposto sobre rendimentos recebidos em dezembro vence dia 30 de janeiro e ainda será calculado pela tabela antiga, de 2011.

O que é a declaração de Imposto de Renda?

A declaração do imposto de renda é um compromisso de todo cidadão e empresa em informar para a Receita Federal todo o dinheiro que recebeu e pagou no ano anterior. Por exemplo, o dinheiro que você gastou em serviços e produtos, por exemplo, faculdade, planos de saúde, cursos, entre outros. O final dessa conta vai mostrar se você ainda tem imposto a pagar ao governo, ou se a Receita vai lhe devolver parte do que já cobrou de você no seu salário, que é o que acontece na grande maioria dos casos.

O  prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda – Pessoa Física (IRPF) de 2011 termina em 29 de abril de 2012. Até o momento, mais de 2.600.000 pessoas já entregaram suas declarações para a Receita Federal.

Arney Barcelos

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.