/

Sul coreanos participam de ação social no Parque Pinheiros

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/02/2012

DivulgaçãoA moradora Jackeline Santos e o estudante Daihee Park: amizade superou a barreira da língua

Alegria, esforço, determinação e muita vontade de ajudar. Foi assim que os dias de 60 estudantes Sul-coreanos realizaram trabalhos voluntários no Jardim Vale das Flores, Parque Pinheiros, durante seis dias, de 23 a 28 de janeiro. Eles revitalizaram, restauraram e reconstruíram casas de 15 famílias de baixa renda junto com Habitat para a Humanidade Brasil.

O grupo de estudantes faz parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia do Sul. Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, China, Índia, Indonésia e Laos.

A presença dos coreanos gerou curiosidade entre os moradores, Houve quem só observasse de longe; mas houve quem quis um contato maior e, usando sorrisos e gestos, fez amizades com os visitantes.

Misun Kim, representante da Habitat Corea disse que é muito bom participar do projeto, “podemos interagir com a comunidade, ver como as pessoas vivem, entender as suas necessidades e ajudar no que mais precisam”, diz enquanto é enlaçada pela cintura por uma menina moradora da comunidade.

A moradora Jackeline Santos está feliz da vida. Antes da reforma de sua casa, ela estava com baixa auto estima e já pensava, inclusive, em se mudar de Taboão da Serra. “ Essa reforma é tudo na minha vida! Estou me sentindo ótima! Minha casa não tinha ventilação, era horrível. Agora vai melhorar muito”, disse enquanto posava para a foto com os estudantes coreanos.

Cláudia de Oliveira, arquiteta e integrante da Secretaria de Habitação, diz que a iniciativa é extremamente positiva: “ficamos muito felizes em ver que mais uma vez a nossa comunidade foi escolhida para esse programa tão eficiente”, finalizou.

Sandra Martins

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.