/

Prefeitura de Taboão reforça ação na Cracolândia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/01/2012

DivulgaçãoCarreta de Informática deu apoio à ação no centro de São Paulo

No ultimo sábado, dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Taboão da Serra, através das secretarias de Educação, Manutenção e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, reforçou a equipe que realizou a Jornada da Cidadania, visando a revitalização da Cracolândia, na região central de São Paulo.

O convite partiu da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) que esteve organizando a Jornada da Cidadania.

Uma das duas Carretas de Informática foi disponibilizada para estar no local, oferecendo acesso à Internet, orientações sobre como desenvolver um Currículo e também como apoio para a cópia de documentos.

No local houve diversos serviços públicos, atividades culturais, lúdicas e grande variedade de serviços de saúde, higiene e beleza, para moradores e trabalhadores da região da Nova Luz. As ações fazem parte do projeto Jornada da Cidadania e foram realizadas na Praça Julio Prestes.

As atividades e serviços ficaram à disposição da população durante todo o dia, das 10h às 16h. Houve programação musical, como os shows de forró de Messias do Teclado e o Coral da Cracolândia, formado por ex-dependentes químicos, além de outras atrações.

Em visita à região da Nova Luz, foram colhidos depoimentos de moradores e frequentadores da região chamada de Cracolândia. Há medo da volta da situação anterior. A maioria pede permanência da polícia para inibir assaltos e outros tipos violência. A população local sonha em recuperar um ambiente agradável de convivência, como houve no passado.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra, Jacira Moreti, a participação foi muito gratificante. “É uma grande satisfação poder trazer Taboão aqui, mostrando a sua solidariedade, sua responsabilidade social. Desde que fomos chamados não tivemos nenhuma dificuldade em conseguir voluntários para estar aqui hoje”, conta ela.

A Secretaria de Desenvolvimento de Taboão da Serra forneceu apoio para a emissão de documentos pessoais como Carteira de Trabalho, RG, e também na assistência aos cursos profissionalizantes desenvolvidos na cidade. “Tivemos a alegria de encontrarmos aqui filhos da nossa cidade que estão saindo de uma situação de risco, envolvimento com drogas e já estamos direcionando vários deles para os nossos cursos, a partir de segunda-feira”, comemorou Jacira.

O comerciante José Antônio dos Santos, 62 anos, que possui uma lanchonete na rua Helvétia, diz que a família poderá visitá-lo com mais frequência. “Antes preferiam ficar no Grajaú, onde moram, por medo de vir até aqui”, comentou José Antônio.

Daniel Nazario e Silva, 67 anos, também morador rua Helvétia, diz que vai recuperar o sono. “Estou recuperando o sono tranquilo, somente após a operação na Cracolândia, a gritaria e o barulho de batidas na porta terminaram”, explicou sobre o incômodo provocado pelos dependentes químicos em busca de abrigo ou em momentos de delírio.

A coreana Hwoe Lim Im, conhecida na região como Helena, possui uma loja de roupas feminina na rua Cleveland. A empresária está feliz com o fim do cheiro forte, que afetava sua saúde.

Na avenida Duque de Caxias, o vendedor Herton Barroso dos Santos, 50 anos, trabalha há 19 no local. Antes da operação na Nova Luz era difícil atender os clientes porque usuários de drogas os perturbavam. “Com a presença da polícia, as pessoas se sentem mais seguras para fazer compras”, afirmou.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.