/

Dia da Árvore em Taboão da Serra teve diversas atividades integradas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/09/2011

Marcelo ValladãoVárias atividades marcaram o Dia da Árvore nas escolas de Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra, numa ação integrada entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Manutenção, Saúde, Esporte e empresas privadas tornou possível planejar e organizar o evento que marcou o Dia da Árvore na cidade com o olhar na Cidadania em diversos aspectos da vida.

Em diversas atividades voltadas às famílias dos alunos os profissionais envolvidos procuraram estimular novos hábitos, atitudes e comportamentos.  “Nosso objetivo, de maneira integrada com essas secretarias foi conduzir os participantes a um relacionamento mais harmonioso, visando conceitos e práticas sócio-ambientais para conscientizar as pessoas sobre o uso eficiente e combater o desperdício de consumo de energia, água, alimentos e materiais diversos, acreditando que juntos podemos provocar mudanças concretas de atitudes em relação ao meio ambiente através da educação”, afirmou a diretora Gláucia Moraes, da EMI Visconde de Sabugosa, no Jd. Salete, uma das escolas participantes dos plantios realizados nesta data tão significativa, que aconteceu em diversas escolas.

“Amar é cuidar... cuidar de si, de nossos filhos e do planeta”, esse foi o tema trabalhando em ações como Corte de cabelo, sobrancelhas e esmaltação, que teve apoio do Insituto Embeleze, as aferições do Diabetes e pressão, feita com o apoio da UBS Jardim Salete e do Centro Odontológico da Prefeitura, orientações sobre coleta seletiva, consumo consciente e exposição dos trabalhos das crianças, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, sessões de ginástica e relaxamento, com o monitoramento da Secretaria de Esportes, além do Bazar organizado para a comunidade local e das diversas apresentações teatrais, mobilizando os alunos de diversas séries e idades.

Para a Dra. Tânia Gazem, o hábito de escovar os dentes nem sempre faz parte do cotidiano de nossas crianças, é preciso sempre incentivá-las para essa prática. “Em muitas famílias observamos que as crianças nem sempre têm uma escova individual e a cárie é transmitida entre os familiares. Também temos que salientar que é necessário escovar os dentes sempre depois de cada refeição”, afirma ela.
Aldeide Rocha, que trabalha na limpeza da escola, aproveitou o dia de intensa atividade para retocar o esmalte, já que o serviço de manicure foi disponibilizado de maneira totalmente gratuita. “Aproveitei pra fazer minha mão, agora estou lindona”, brinca ela.

Também foi trabalhado o Projeto Educacional apoiado pela AES Eletropaulo, com o tema “Consumo consciente... é de pequeno que se aprende!”.

No período da tarde houve o plantio de árvores, com a presença da secretária de Meio Ambiente, Edna Maciel. Os alunos plantaram mudas de Ipê Branco, que é raro na região e também de Pitanga.
Na saída da escola os participantes podia deixar suas mensagens em papel, no formato de folhas, que podiam ser afixados em uma árvore decorativa.

Marcelo Valladão

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.