/

Embu ganha mais uma atração turística: inauguração em 24/9

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/09/2011

DivulgaçãoInauguração acontece neste sábado, 24, às 16h. Não perca!

No dia 24 de setembro, sábado, às 16 horas, será inaugurada a Praça de Alimentação, um projeto que renovou a Praça da Lagoa e que amplia as opções no Centro Histórico de Embu das Artes. A partir dessa data você terá mais uma razão para visitar a cidade que acabou de oficializar, pós-plebiscito, o das Artes no nome, conhecida por sua arte, artesanato e riqueza histórica.

Embu das Artes possui diversos pontos de interesse turístico, como a Feira de Arte e Artesanato, a Capela de Santa Cruz, o Memorial Sakai, o Museu do índio, a Fonte dos Jesuítas, o Centro Cultural Mestre Assis, com três ambientes de exposições, auditório e um atraente roteiro de eventos. O patrimônio histórico embuense inclui um dos conjuntos jesuíticos mais importantes do País, o Museu de Arte Sacra, a Capela de São Lázaro e o Centro Histórico, embelezado por imóveis antigos, vielas bucólicas e calçadões, que recebem os mais de 500 expositores de arte e artesanato nos fins de semana.

Novo point da Yazbek

O complexo gastronômico é mais um ponto de encontro que surge na Avenida Elias Yazbek, renovada em toda a sua extensão, com obras de saneamento e recapeamento, criação de vagas para estacionamento, praças revitalizadas, equipadas com bancos, playground e paisagismo, instalação de rotatória no acesso à Avenida Jorge de Souza, iluminação moderna e eficiente, calçadas com pavimentação de bloquetes intertravados, piso tátil e acesso para deficientes, recuo para pontos de ônibus e nova sinalização.

A nova Avenida, que está quase pronta, tem requintes para uma administração pública no País, a exemplo da Praça da Bíblia, que foi rebatizada como Praça Elízia Cachoeira, dentro da proposta da atual administração de eternizar o nome de pessoas que colaboraram para dar qualidade à vida na cidade em todos os segmentos. Não só na cultura, área da família Cachoeira que colabora para a preservação da manisfestação cultural mais antiga da cidade que é a Festa de Santa Cruz, mas expressões da saúde, da assistência social, entre outras, têm sido lembrados nas inaugurações que vêm sendo feitas pelo prefeito Chico Brito.

A nova Praça de Alimentação completa o ciclo em torno da Avenida Elias Yazbek e vira um cartão postal da cidade. Com a inauguração do complexo gastronômico, o governo oferece mais uma opção de gastronomia, cultura e lazer à população e avança na construção do Parque Linear Municipal, um projeto arrojado de interligação da Praça da Lagoa e Parque Francisco Rizzo ao Parque da Várzea do Embu-Mirim, onde está sendo instalado o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A lenda da praça

Com a Praça de Alimentação, cuja obra da praça e do entorno, foi iniciada 21/6/2010 e que consumiu verba de R$ 765.187,11, nada é igual na antiga Praça da Lagoa, um dos pontos mais importantes do Centro Histórico da Estância Turística de Embu das Artes, a mais próxima da Capital. No entanto, a Lenda da Praça da Lagoa continua. O local onde está sendo inaugurada a Praça de Alimentação é um ponto historicamente importante na cidade, onde já foram realizados a Feira do Verde, os shows e festas típicas, a feira de produtores de alimentos da região, entre outras atividades.


Quanto à lenda, conta-se que quando os padres jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759, os que ocupavam o convento e a igreja Nossa Senhora do Rosário na Aldeia de M’Boy, hoje Embu das Artes, também tiveram de ir embora. Na fuga, eles pegaram toda a riqueza que possuíam, como ouro, prata e pedras preciosas, colocaram num tacho, desceram a rua Boa Vista, fizeram uma jangada com toras de bananeira e foram até o centro da lagoa, onde afundaram o rico tesouro. Essa lagoa existiu na área ocupada pela Praça da Lagoa e foi aterrada no fim da década de 1970. Os jesuítas ocupavam o Conjunto Jesuítico, com o Museu de Arte Sacra, que pode ser visitado no Centro Histórico.

O que tem na Praça de Alimentação de Embu das Artes? Veja:

• Oferta de lanches, sucos, salgados, doces, pratos rápidos

• Área de 12,6 mil m²

• 24 quiosques de alvenaria, com 9 m² cada um, equipados com água e energia elétrica

• Pergolado de madeira no entorno dos quiosques

• Mesas e cadeiras

• Parque infantil

• Palco para eventos culturais

• Banheiros

• Fraldário

• Deque

• Iluminação

• Câmeras de monitoramento 24 horas

• Estacionamento

• Aconchegante área de lazer e serviços bem no centro histórico

• Acesso a pé e fácil para quem visita a cidade e a Feira de Embu das Artes no fim de semana

E mais:

• Placa em cerâmica da artista Tônia do Embu que fala sobre lenda e história da praça

• É parte do projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, do Parque Linear Municipal, que ocupa área total beneficiada de cerca de 5 hectares e valoriza as áreas verdes do município.

Programação de inauguração

13h - Apresentação de Dança, com grupo de dança folclórica do Centro de Tradição Gaúcha (CTG)
15h - Conjunto Retratos, grupo de chorinho de Taboão da Serra
16h – abertura oficial com presença do prefeito Chico Brito
17h - Daniel Rei e De Luka, sertanejo universitário de Embu das Artes
19h - Banda Volt, conjunto musical pop rock de Embu das Artes

Horário de funcionamento da Praça de Alimentação:
segunda a quinta-feira, das 8 às 19h; sexta, sábado e domingo, das 8 às 22h.
Endereço: Avenida Elias Yazbek, s/nº, Praça da Lagoa, Centro Histórico, Embu das Artes, SP

Elke Lopes Muniz

 


 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.