/

Seminário do Conegro defende a igualdade racial

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/09/2011

DivulgaçãoGrupo Ale Axé Azagunã se apresenta no Seminário

A Câmara de Vereadores de Itapecerica da Serra ficou lotada durante o 2º Seminário do Conselho Municipal do Negro, realizado na última sexta-feira, 16 de setembro. Autoridades, público em geral e alunos da Escola Estadual Antônio Florentino, do Jardim Jacira, prestigiaram o evento, que teve apresentações e palestras com o tema: “Itapecerica na Luta Pela Igualdade”.

Após a exibição de um vídeo da Unicef sobre igualdade, com o ator Lázaro Ramos,
a abertura do seminário ficou a cargo do grupo Ale Axé Azagunã. Mãe Alessandra e demais integrantes fizeram uma apresentação sobre a cultura do candomblé, tema tratado logo em seguida por Ogum Cássio.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente do Conegro, Paulo Sérgio Barboza (PC); vereador Clóvis Pinto; Kátia Trindade, coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial; Dr. Anderson Borba, do Conegro de Taboão da Serra; e Gilberto Rodrigues, um dos precursores do movimento negro organizado em Itapecerica.

A apresentação do mestre Oriquerê, com seu boneco Juvenal, deu prosseguimento ao seminário. O show de ventriloquismo arrancou gargalhadas dos presentes num momento de muita interatividade.

O grupo de capoeira Tupinambá, com o mestre Canibal, mostrou todo seu repertório. Após muitos aplausos, Canibal discursou sobre a história e a importância da capoeira no Brasil.

“A discriminação às vezes parte de nós mesmos, ao nos sentirmos inferiores ou nos colocarmos como inferiores ao nosso semelhante”, discursou o vereador Professor Clóvis Pinto. Também marcaram presença no seminário os vereadores Tonho Paraíba, Dr. José Martins Filho e Comendador Lombardi.

O representante do movimento negro de Taboão da Serra Dr. Anderson Borba falou da importância da organização e contou como foi a criação do Conegro em Taboão. As dificuldades que os negros enfrentam no dia-a-dia e o preconceito sofrido na mídia também foram tratados pelo integrante da Comissão Anti Racismo da OAB de Taboão da Serra. “Nas novelas, o negro normalmente é colocado com empregada ou bandido”, explicou Anderson.

Para o presidente do Conegro e organizador do seminário, Paulo Sérgio (PC), o sucesso do evento foi possível graças ao empenho de apoiadores como Fernando Oliveira, Kátia Trindade e Marinalva Lima de Sousa. “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, com certeza haverá guerra”, filosofou PC, que acrescentou: “A discriminação é uma grande bobagem. Não existe diferença entre raças, somos todos da raça humana. Seja qual for a religião, seita ou credo que cada um siga, a pregação de igualdade é a única que deve ser considerada”.

Kátia Trindade destacou a comemoração dos 80 anos da Frente Negra Brasileira e exaltou as conquistas do movimento negro no município. “A luta pela igualdade está acima de qualquer partido e qualquer credo”, concluiu.

De acordo com o prefeito Jorge Costa, o movimento negro de Itapecerica da Serra cada vez mais se destaca na busca pela igualdade racial.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.