/

PAP ajuda na reinserção profissional de taboanenses

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2011

Marcelo ValladãoRegina Ferreira, agora, funcionária da Kilim Brazil

Possibilitar o crescimento profissional das pessoas, capacitá-las e reinseri-las no mercado de trabalho é o grande objetivo da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Um dos meios utilizados para isso é o Programa de Apoio  Profissional – PAP, criado pela da Lei 1878 de 19 de junho de 2009. Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo programa, algumas já foram encaminhadas para empresas da cidade e região, retornando assim ao mercado de trabalho, todas tiveram acesso aos cursos oferecidos durante o período de contrato, que é de um ano, prorrogável por mais um ano no máximo.

“Muitas das pessoas que iniciaram o programa estão trabalhando nas empresas da cidade e região”, informa a coordenadora do programa, Joana Bandeira.

Alguns desses agentes, por exemplo, tiveram a oportunidade de fazer um curso na área da construção civil ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, uma das instituições mais respeitadas do país.

“Estamos trabalhando para qualificar as pessoas da cidade. O Senai, em breve terá uma unidade funcionando em Taboão da Serra, fomos buscar o que há de melhor em capacitação profissional, vou deixar o governo no final de 2012 e a cidade terá o Senai, o Sesi, o Senac, a Etec, Fatec e a Escola de Gastronomia, que já está formando as primeiras turmas”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

Os principais critérios para fazer parte do PAP é ter renda familiar de até meio salário mínimo, ser morador de Taboão da Serra há no mínimo um ano e estar desempregado há mais de um ano. Pessoas acima de 50 anos e egressos do sistema penitenciário tem prioridade.

Bom Exemplo

Ex-agente do PAP na cidade, que era a Frente de Trabalho, Regina Ferreira, 44, moradora do Jardim São Judas é um exemplo de vencedora. Depois de atuar no programa ela conseguiu um emprego na Kilim Brazil, empresa de tapetes e móveis artesanais.
“Quando o trabalho é sério a gente sabe. Se todas as pessoas olhassem para a cidade como o pessoal aqui da secretaria (de Desenvolvimento Econômico), seria muito bom”, disse ela.

Regina, depois de conseguir seu trabalho trouxe o pessoal da Kilim Brazil para conhecer Taboão da Serra e abrir oportunidade a outras pessoas. “A Regina se tornou uma parceira nossa, nos apresentou a empresária Paula Lemes que deve firmar uma grande parceria consoco”, comemora a secretária de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

A Kilim Brazil deve firmar nos próximos meses uma parceria com a Associação Mulheres da Paz, na qual irá capacitá-las, absorvendo a mão de obra existente, gerando assim recursos para as famílias da cidade.

MarceloValladão

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.