/

Prefeitura de Taboão da Serra realiza Dia D contra dengue nesta sexta-feira, 01 de março

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/03/2024

A Prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizará nesta sexta-feira, 01/03, o Dia D - Um por todos e todos contra um, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, no Pirajuçara. A concentração para o mutirão será às 8h, na Praça Maria das Mercês dos Santos "Dona Rosa", ao lado da UBS Santo Onofre.

O Dia D contará com ações de orientação aos moradores, distribuição de folhetos explicativos e visita em domicílios em busca de possíveis focos do mosquito. A ação será realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e agentes comunitários de saúde, além da Defesa Civil e Secretaria de Manutenção com Operação Cata-bagulho.

O prefeito Aprígio convida a população a participar. "Os casos de dengue estão avançando em todo o país e precisamos que todos estejam comprometidos em eliminar os focos do mosquito que estão dentro de casa. A colaboração de todos é fundamental para uma Taboão da Serra livre da dengue. Conto com vocês.", afirma.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, até a tarde de quarta-feira, 28/02, Taboão da Serra registrava 393 notificações de dengue, sendo 228 casos descartados, 86 confirmados e 79 em andamento.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, recorda que o período chuvoso e quente favorece a reprodução do mosquito, por isto é preciso redobrar os cuidados. “A prevenção da dengue requer ações simples, porém eficazes que protegem não apenas a pessoa e sua família, mas todo a região. Elimine recipientes que possam acumular água parada, use repelente regularmente e, se possível, vista roupas que cubram a maior parte do corpo. Cuidados simples fazem a diferença no combate a dengue”, destaca.

Faça sua parte:

- Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;

- Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;

- Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;

- Guarde pneus de maneira que não acumulem água;

- Limpe as calhas regularmente;

- Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;

- Lave regularmente os bebedouros com esponja ao trocar a água;

- Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados.

 

Serviço

Dia D - Um por todos e todos contra um

Data: 01/03

Concentração: 8h

Local: Praça Maria das Mercês dos Santos "Dona Rosa", ao lado da UBS Santo Onofre

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.