/

Força tarefa se une contra Cracolândia em Taboão

Por Sandra Pereira | 8/08/2011

Sandra PereiraMáquinas da prefeitura trabalham para limpar terreno chamado de Cracolândia Galeria de Fotos

Uma verdadeira força tarefa formada por várias secretarias municipais de Taboão da Serra, as policias civil e militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), moradores e comerciantes se uniu no combate à área denominada de Cracolândia de Taboão da Serra.  Nesta segunda-feira 8, pela manhã, uma ação conjunta iniciou a limpeza e desocupação da área. Ao menos 12 pessoas estavam no local consumindo drogas foram abordadas pelas equipes que foram in loco constatar o problema. 

Dos 12 usuários somente um aceitou tratamento, os demais deixaram o terreno. Três se dispuseram a receber, posteriormente, visita dos profissionais da Secretaria de Assistência Social e as demais deixaram a área temendo ser identificadas.

A Cracolândia de Taboão da Serra está localizada num terreno abandonado na avenida Kizaemon Takeuti e foi denunciada numa reportagem do jornalista Rodrigo Martins no site O Taboanense.

O desafio agora, segundo Alerte Silva, secretária de Assistência Social é provocar os governos estadual e federal para ajudar no combate ao consumo de drogas. De acordo com ela, a Frente Parlamentar contra as drogas da Assembleia Legislativa será informada sobre os casos envolvendo o consumo de drogas na cidade.

A secretária criticou o fato da legislação impedir a internação à revelia do paciente no sistema público de saúde. Arlete lembra que quando a família tem condições financeiras encaminha as pessoas para tratamento, entretanto, quando não tem condições financeiras e a pessoa se recusa a ser tratada não há opção.

“Eles não querem mais precisam. Infelizmente hoje a lei impede que a pessoa seja internada para tratamento nos órgãos públicos sem o seu consentimento. Outro problema é que existem poucos locais onde esse atendimento é feito”, salientou Arlete Silva.

Ela contou que ao chegar no terreno de propriedade particular localizado na Kizaemon Takeuti ouviu os usuários falarem em tom de desabafo: “maldita droga”. A secretária orientou que para denunciar uso de drogas, prostituição e outros crimes em Taboão basta ligar para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) - 4139-9093 ou 4138-7155. 

O secretário de Manutenção e Obras, Carlos Eduardo de Toledo, disse que as intervenções da prefeitura na limpeza do terreno devem se estender por uma semana. O custo da manutenção será cobrado posteriormente aos proprietários do terreno.  Segundo o secretário a polícia e a GCM vão fiscalizar a área.

“Todos vão fazer a sua parte. Inclusive os moradores e comerciantes. Nesse espaço aqui não haverá mais consumo de drogas”, sentenciou. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.