/

Defesa Civil de Itapecerica realiza Curso de Capacitação para Agentes

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/01/2024

Em continuidade aos trabalhos do projeto de elaboração do PMRR – Plano Municipal de Redução de Riscos do município de Itapecerica da Serra, A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou o Curso de Capacitação de Agentes, Técnicos e Gestores Municipais em Avaliação e Setorização de Riscos de Eventos Geodinâmicos em Áreas Urbanas.

O Curso aconteceu nos dias 23 e 24 de janeiro, no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura, das 9 às 17 horas e teve Lista de Presença e emissão de Certificados individuais aos participantes.

A palestra foi ministrada por Pedro Simões, da empresa REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais.

Simões é geólogo com experiência em projetos de geotecnia, incluindo mapeamento de áreas de risco, cartografia geotécnica para aptidão urbana e obras rodoviárias, sondagens, caracterização de solos e rochas, e soluções para contenção de encostas. Conhecimento em processos licitatórios, projetos de licenciamento ambiental e caracterização de Áreas de Preservação Permanente, investigação e caracterização de áreas contaminadas, mapeamento geológico e pesquisa mineral.

Durante o curso, os participantes fizeram uma visitação ao Jardim Sampaio, onde constataram na prática sobre o trabalho “em campo”.

O secretário de Defesa Civil, Josiel de Almeida está muito otimista com o resultado que tanto o PMRR quanto o curso de capacitação pode vir a tornar, com que Itapecerica da Serra se transforme em uma cidade resiliente quanto aos desafios climáticos que possam vir a ocorrer, pois com a participação de todas as secretarias envolvidas e engajadas, o processo de recuperação diante de eventos naturais de grande impactos tenham respostas rápidas e efetivas em sua recuperação.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.