/

Mais 20 moradias do Jardim Vale das Flores são reformadas por universitários

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/08/2011

Renata GomesVoluntários coreanos se divertiram com os moradores do Jardim Vale das Flores

“Agora vou poder ter uma casa digna e não me assustar quando começar a chover”, falou emocionado Antônio Raimundo, 70 anos, morador há 20 anos do Jardim Vale das Flores, no Parque Pinheiros. A casa onde morava estava em péssimas condições e foi uma das selecionadas para ser atendida no projeto “Arrumando a casa”, realizado pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Projeto Arrastão e a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra.

Assim como a casa do senhor Antônio, mais 20 residências do bairro estão sendo reformadas, revitalizadas e reconstruídas com a ajuda de um grupo de voluntários. São 65 universitários sul coreanos que de 30 de julho a 3 de agosto estiveram na cidade para a realização do projeto.

Os jovens fazem parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia. Idealizado e organizado pela Hyundai Motor Company, essa ação se propõe a contribuir para a melhoria da sociedade ao ajudar a formar a consciência global em futuros líderes.

De acordo com a presidente da associação dos moradores do bairro, Rosilene Pimentel Gomes, a ação é muito importante, pois a área tem muitas famílias que não tem condições de arcar com custos de reformas. “Este trabalho dos voluntários coreanos complementa o desenvolvimento e a melhoria do nosso bairro”, ressalta.

“O projeto já atendeu 80 famílias e até o final do ano tem a meta de atender mais 100”, informa Vanessa Higa. Além de realizar obras em residências, o projeto também está construindo um espaço multiuso para a comunidade e também abrigará uma biblioteca.

Seleção de voluntários

Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, Etiópia, Tailândia, Índia e China.
 
As vagas do programa são bastante concorridas e a seleção é árdua. Após numerosas entrevistas e testes teóricos, os candidatos ainda devem provar que possuem bom conhecimento sobre a cultura e a história do país que escolheram. Para vir ao Brasil, havia uma vaga para cada 80 candidatos.

Renata Gomes

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.