/

Prefeitura de Itapecerica da Serra entrega Selo Verde ao Templo Enkoji

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 24/01/2024

Projeto da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente - SPMA, o Selo Verde foi concedido na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, ao Templo Budista Zen Enkoji.  O ato aconteceu em cerimônia no Gabinete do Prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano.

“O Selo é um símbolo do trabalho da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A Prefeitura tem ações sérias no setor e queremos destacar o exemplo do Templo Enkoji na preservação da natureza”, discursou o prefeito Dr. Nakano.

O Selo Verde é uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das instituições em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível. Além disso, é uma maneira de transmitir as ações de sustentabilidade e responsabilidade ambiental praticadas pela empresa para seus clientes e colaboradores, mostrando que o empreendimento adota as melhores alternativas para o desenvolvimento de suas atividades, visando o equilíbrio ambiental, sendo um diferencial que fortalece e valoriza a imagem das organizações privadas.

“Nós temos ‘batido na tecla’ da conscientização ambiental, e como nossa maior missão equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade. O Enkoji é uma instituição respeitada pelo nome e pelo trabalho; este é meu primeiro Selo Verde e esperamos em 2024 entregarmos muitos outros”, contou o secretário Diego Silva que ainda parabenizou sua equipe pelo empenho.

Segundo Caroline Andrade Vargas (chefe de divisão de Educação Ambiental), neste novo ciclo o Selo Verde homenageia o Bugio, também conhecido por guariba e macaco barbado. “Na natureza estes animais são considerados como sentinelas, já que servem como indicadores da presença da febre amarela, isto é, servindo como alerta para adoção imediata de medidas de prevenção evitando preceder os casos em humanos; vale lembrar que eles não são responsáveis pela transmissão, são apenas hospedeiros para o vírus, esses animais servem como guias para a elaboração de ações de prevenção”, informou a SPMA.

“O Selo Verde se tornou um diferencial para as organizações privadas de nossa cidade, é um reconhecimento, e nós enquanto equipe ficamos orgulhosos da visibilidade do projeto. Agradecemos ainda o suporte do executivo municipal “, disse o assessor especial, Marcelo Motta.

Conforme a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente o novo ciclo da certificação (de janeiro a junho de 2024) já está aberto para que empresas entrem com a solicitação; a validade da Certificação é de 2 anos.

Saiba mais em: https://www.itapecerica.sp.gov.br/noticias/planejamento-e-meio-ambiente/ciclo-selo-verde-2024

“O Templo Enkoji é referência na escola budista e tem entre os seus propósitos a ecologia como ponto central, a educação ambiental também sempre esteve presente em nosso dia a dia. Agora junto ao poder público estamos potencializando isso, agradeço pela parceria e pelo reconhecimento”, discursou o monge Marcos Lopes.

Participaram ainda do evento conduzido pelo assessor do prefeito Aloisio Vicente de Paula, a engenheira agrônoma Ana Maria Guimarães e o assessor técnico José Roberto, por parte da Prefeitura. E pelo Enkoji o engenheiro ambiental, Bruno Oliveira Fernandes; o gestor ambiental Marcelo Braz; a pedagoga Crislene Costa Braz; o chefe de manutenção Agenaro Souza Lima; além dos conselheiros municipais do Meio Ambiente, Alexandre Magno Tsukimata e Kathia Christina Costrov.

 O Templo Enkoji

O Enkoji é um templo da tradição budista japonesa Zen voltado à orientação de ensinamentos e práticas budistas. Seu fundador e abade é o Rev. Tensho Ohata, nascido em 1920 no Japão.

As obras do templo se iniciaram em 1991, com o objetivo de acomodar melhor os membros da comunidade e os serviços religiosos a ela prestados em decorrência das atividades desenvolvidas pelo Rev. Tensho Ohata junto ao Kinkaku-ji.

A construção do Enkoji durou dez anos, sendo inaugurado em 2001, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, além de muitos visitantes de diversas regiões do país e do Japão.

O templo fica localizado na rua Izequias Hengles na Chácara das Palmeiras.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.