/

Equipe do CCZ realiza ação no Jardim Jacira, para combater carrapatos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 15/01/2024

Foi realizada em Itapecerica da Serra uma visita com a equipe do Zoonoses, para acompanhar uma denúncia de infestação de carrapatos. A Avaliação aconteceu nas ruas: dos Coqueiros e Manoel Gonçalves Neves (Jd. Jacira). A equipe do CCZ, acompanhada da Dra. Janaina Assunção (Médica Veterinária e Diretora do Centro de Controle de Zoonoses), identificou que o local tem bastante cães e gatos e de fato está com focos de carrapatos.

Foram coletadas amostras dos mesmos que ainda estão em estágio de ninfa e estes serão encaminhados para o Laboratório de Entomologia do Estado, onde será feita uma análise microscópica para identificar qual o tipo de carrapato, teremos a devolutiva em até 20 dias úteis.

Em combate à infestação, foi realizada a orientação aos moradores do bairro, “Infelizmente não tem veneno especifico para o fim dos carrapatos, então instruímos sobre qual procedimento realizar "Vassoura de Fogo", onde os próprios moradores podem fazer com todo o cuidado necessário para acabar com o foco (somente o fogo é capaz de exterminar os ovos de carrapatos e as ninfas por completo) ”, informou o órgão.

Tendo em vista que a rua tem muitos cães, foram realizadas as entregas de "Doramectina" para os moradores do bairro, trata-se de um medicamento veterinário de uso oral em cães, indicado para tratamento de parasitas, ideal contra carrapatos, com a quantidade necessária para seguir o tratamento com dose dupla. Além disso, foi deixada medicação extra com alguns moradores que se prontificaram a medicar os cães de rua e entregar aos moradores que não receberam.
Para mais informações entre em contato com a Autarquia Municipal de Saúde:

E-mail: saude@itapecerica.sp.gov.br
Telefone: (11) 4668-6000 / (11) 95432-2735 Zoonoses

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.