/

IPVA 2024: pagamento em São Paulo começa nesta quinta-feira

Por Outro autor | 11/01/2024

Começa nesta quinta-feira, 11, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em São Paulo para proprietários de veículos com placa final 1. Já na sexta-feira, 12, vence a primeira parcela para placa final 2 (confira o calentário completo abaixo).

O tributo é um imposto estadual, em que cada estado define suas regras de pagamento e cronograma. Em São Paulo, quem optar por pagar à vista no mês de janeiro terá desconto de 3%. Já quem optar por parcelar, pode dividir o tributo em até cinco parcelas (com vencimento nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio). Além dessas duas opções, o contribuinte também pode quitar integralmente o IPVA em fevereiro, mas sem o desconto.

Como pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA 2024, o contribuinte pode consultar uma rede bancária credenciada e utilizar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Neste caso, é possível pagar pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O imposto também pode ser pago em casas lotéricas e nas empresas credenciadas à Sefaz-SP, que aceitarão cartão de crédito.

Há ainda a modalidade de pagamento via Pix. Nesta forma, o contribuinte precisa entrar na página do IPVA na plataforma do Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar o QR Code para pagamento — lembrando que este código tem validade de 15 minutos. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code. Ao ler o código com o aplicativo de banco, o destino que deve aparecer é “Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Mas, para quem não tem o dinheiro integral no momento, ou precisa utilizá-lo para outras contas de começo de ano, como compra de material escolar ou pagamento de parcelas das viagens de final de ano, a opção parcelada segue trazendo benefícios. “Além disso, o pagamento mensal se torna menos pesado e com maior chance de caber no orçamento das famílias”, explica Suehasu.

O calendário para o pagamento do IPVA de caminhões segue os mesmos vencimentos da coluna janeiro acima, e também concede o desconto de 3% quando se trata do pagamento integral. Entretanto, para os donos que optarem pelo parcelamento sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.?

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.