/

Novos Conselheiros Tutelares de Taboão da Serra passam por capacitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 27/12/2023

,SAS PMTS - Capacitação para novos conselheiros tutelares de Taboão da Serra contou com apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo

Os novos Conselheiros Tutelares de Taboão da Serra, eleitos no dia 01/10, participaram de 17 a 24/11, de curso de formação e capacitação realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA). O propósito da capacitação, um dos requisitos necessários para tomar posse, é conduzir que esses profissionais prestem apoio, orientação e acompanhamento temporários para assegurar que crianças e adolescentes tenham direitos garantidos.

Ao todo foram eleitos 10 Conselheiros Tutelares para cada Conselho, sendo um no Centro do município e outro no Pirajuçara. Esses agentes começam atuar no primeiro semestre de 2024 e possuem um mandato de quatro anos.

Na ocasião, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Dra. Maria Júlia Kaial Cury, ministrou a palestra destacando a relevância da qualificação e o papel dos Conselheiros Tutelares na sociedade. A capacitação foi direcionada aos conselheiros titulares e suplentes. Também estiveram presente o secretário de Assistência Social Wagner Eckstein, o secretário adjunto Pedro Soares e servidores da SAS.

“A escolha dos Conselheiros Tutelares é necessária para a sociedade, pois isso nós dá a possibilidade ampliar nossos olhares e ver aquilo que podemos melhorar, especialmente para as crianças e adolescentes que possuem direito à vida, saúde, alimentação, lazer, educação, segurança, respeito e estar inserido na sociedade. Esses agentes vão atuar contra qualquer forma de negligência”, declarou Wagner Eckstein, secretário de SAS.

Para o Prefeito Aprígio a capacitação dos profissionais contempla o cumprimento da lei e a proteção das crianças e adolescentes. “Pode oferecer os cursos para estes profissionais, sem dúvidas é fundamental para termos uma maior cobertura para cuidar desse jovens que muitas precisam de amparo específico. Vamos continuar trabalhando para trazer novas melhorias para cidade”, disse.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.