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Cidade de São Paulo terá ônibus de graça aos domingos a partir do dia 17 de dezembro

Por Outro autor | 12/12/2023

.Divulgação - Cidade de São Paulo terá ônibus de graça aos domingos a partir do dia 17 de dezembro

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a tarifa zero nos ônibus da capital vai funcionar aos domingos a partir do dia 17 de dezembro. Em 2024, Nunes vai disputar a reeleição para a Prefeitura.

A gratuidade vai valer para todos os passageiros nos 4.830 ônibus da cidade, em suas 1175 linhas, da 0h às 23h59. Também vai haver tarifa zero no Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. A Prefeitura vai deixar de receber R$ 283 milhões com as tarifas pagas aos domingos, e vai tirar do orçamento para cobrir esse montante.

Segundo Nunes, não será necessário o aumento do número de ônibus. "A própria ociosidade vai poder assimilar essa demanda", disse. "As pessoas vão poder curtir e viver a cidade, ter suas ações desenvolvidas de esporte cultura e lazer", completou.

Questionado sobre a validade da medida, Nunes não deu prazo. "A intenção é manter a gratuidade pra sempre".

Só os ônibus terão gratuidade. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se manifestou contra a tarifa zero anteriormente e disse ainda que a "tarifa congelada há muito tempo prejudica saúde das empresas".

"Não é necessário que Metrô e CPTM tenham a gratuidade. Os ônibus atendem 100% do nosso objetivo", disse Nunes.

O presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira, afirmou que o passageiro ainda vai precisar encostar o bilhete para fins estatísticos. Para o usuário que não tem bilhete, tem o cobrador com bilhete de bordo. Caso não haja cobrador, o motorista libera.

O relatório final que trata da tarifa zero foi aprovado na última quarta-feira (6) pela Câmara Municipal de São Paulo.

"A Câmara Municipal também fez um estudo importante para que isso possa se tornar uma realidade, é preciso um exercício financeiro. A comissão de finanças já reservou uma rubrica a respeito do projeto", disse o vereador Fábio Riva (PSDB).

Em 1991, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (PT), a cidade teve uma experiência regional em Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste da capital, com cinco linhas de ônibus de graça, para a circulação das pessoas dentro do bairro. A medida foi extinta em meados dos anos 2000.

O governador Tarcísio disse no último dia 24 de novembro que é “absolutamente contra” a proposta de tarifa zero.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador afirmou que “não vê viabilidade” na proposta do prefeito de São Paulo em zerar a tarifa do Metrô e da CPTM, a exemplo do que o prefeito planeja nos ônibus do municípios.

Tarcísio disse que, para bancar a proposta, seria necessário tirar dinheiro de outras políticas públicas para bancar o sistema de transporte.

“Quanto você vai subtrair de outras políticas públicas para vir com a tarifa zero? Pra mim é algo que não se sustenta, não faz sentido e nós não vamos embarcar”, completou.

Subsídio recorde

Questionado sobre o aumento do subsídio pago pela prefeitura às empresas de ônibus da cidade em 2023, que chegou a R$ 5,3 bilhões em novembro e já é o maior da história da cidade, Nunes afirmou que o montante é resultado do congelamento da tarifa em R$ 4,40 desde janeiro de 2020.

Segundo o prefeito, manter o valor da passagem no atual patamar é importante para tentar atrair novos usuários para o sistema e resgatar o número de passageiros transportados antes da pandemia da Covid-19.

“O aumento atual do subsídio é para manter a tarifa nos R$ 4,40. Sem ele, era para estar em torno de R$8,00. Nós tínhamos, em 2019, nove milhões de passageiros por dia. Hoje são apenas sete milhões. Nós estamos mantendo a tarifa congelada para poder atrair mais passageiros para o transporte coletivo e desincentivando o transporte individual. E a manutenção da tarifa baixa, faz parte desse processo”, declarou.

O gasto gestão municipal com subsídios pagos às empresas de ônibus já o maior da história da cidade, pelo terceiro ano consecutivo.

Segundo dados divulgados pela SPTrans, entre janeiro e novembro deste ano, o total aplicado pelo tesouro municipal no sistema municipal de transporte público da capital superou em cerca de 4% os R$ 5,1 bilhões gastos em todo o ano passado.

Esse valor ainda deve crescer até o fim do ano, uma vez que 2023 ainda não terminou e, no ano passado, só no mês de dezembro, a prefeitura desembolsou R$ 650 milhões para subsidiar o transporte público da cidade.

 

 

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