/

Aula de Ginástica Artística traz mudanças à vida de crianças em Taboão da Serra

Por Outro autor | 1/12/2023

.Divulgação - Aula de Ginástica Artística traz mudanças à vida de crianças em Taboão da Serra

De terça-feira à sexta-feira, as aulas gratuitas de ginástica artística, disponibilizadas pela *Prefeitura* de Taboão da Serra, acolhem mais de 60 alunos. *Ministradas* pela professora Thais de Simoni, os ensinamentos nos ginásios, *núcleos esportivos* e quadras são de grande mudança na vida dos alunos. Mães relatam uma melhora significativa no comportamento de seus filhos, enfatizando a disciplina e *o* comprometimento.

Erica Reis, mãe de Camille Reis, afirma que as aulas mudaram o comportamento da filha de *9* anos. “Sinto ela mais disciplinada”, continua: “Ela é muito comprometida. O dia que não tem ginástica é dia de tristeza”. Os treinos ajudam na coordenação motora, flexibilidade e na concentração dos pequenos.

Os benefícios das aulas vão além de um bom físico e melhora comportamental. O tempo livre que seria tomado por telas agora dá lugar para o esporte, como é o caso de Nicole, de *10* anos, que está frequentando as aulas desde fevereiro deste ano. Sua mãe, Yasmin, relata o motivo que a fez colocar a filha nos treinos: “Coloquei para passar o tempo. Ela ficava muito tempo em casa dormindo, no celular ou na televisão”.

Além dos ensinamentos compartilhados pela professora, os alunos possuem suporte de Amanda nas aulas. Estagiária de Educação Física, a estudante já foi ex-aluna do projeto, por *14* anos. “As apresentações são as coisas que mais me marcam. Porque a gente treina, treina, treina para chegar em algum lugar.” A superação de desafios dentro do esporte é um grande sentimento compartilhado pelos profissionais na área.

Essa *emoção* também é dividida pela professora Thais: “Como ginasta, acho que o objetivo de qualquer um é chegar na Olimpíada. Nesse caminho você nem sempre vai chegar lá, mas vai aprender sobre a superação, fazer uma estrela, que parece básico, *mas* tem criança que não sabe”. *Continua,* “Só dela começar a entender que ela tem a capacidade de ter força no braço, de conseguir levar a perna, de conseguir chegar do outro lado da estrela é uma superação. E isso é o que mais me encanta.”.

As vagas para os treinos de ginástica artística são abertas pela *Prefeitura* no início e no meio do ano. Para se inscrever é necessário ter a idade mínima de 4 anos e máxima de 17. O responsável pelo aluno precisa preencher uma ficha com os dados do jovem, junto com o endereço da família. As inscrições ocorrem apenas de modo presencial e são feitas nos núcleos onde acontecem as aulas. Para mais informações consulte a Secretaria de Esportes e *Lazer* de Taboão da Serra, localizada na Avenida Dr. José Maciel, 708, Jd. Maria Rosa.

Por: Heloize Victória Izzo, Lavínia Caparroz e Lorena Trevisan

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.