/

Taboão da Serra recebe 54 profissionais do Mais Médicos para ampliar atendimento na Saúde Básica

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/12/2023

.SECOM PMTS - Prefeito Aprígio, vereadores e secretários municipais deram boas-vindas aos novos profissionais do Programa Mais Médicos

O município de Taboão da Serra, recebeu 54 profissionais do programa Mais Médicos. O encontro de boas-vindas, que ocorreu no dia 23/11, no auditório da TaboãoPrev, contou a presença do Prefeito Aprígio, apresentação dos médicos, esclarecimentos de dúvidas e o planejamento de como será o atendimento da população taboanense.

Além do Prefeito Aprígio, participaram do encontro os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra Anderson Nóbrega, Alex Bodinho, Érica Franquini, Gallo, Joice Silva, Ronaldo Onishi e Sandro Ayres.

Para o mês de dezembro está prevista a chegada de mais 20 médicos, sendo um total de 74 até o final do ano. Em 2024, o número para concluir o quadro solicitado ao Ministério da Saúde deve ser de 128 médicos atuando no município. A finalidade do programa é aumentar a cobertura médica, garantindo assim um trabalho melhor e mais rápido para a cidade.

O Prefeito Aprígio comentou o benefício do programa Mais Médicos. “Quero dar boas-vindas para os médicos que estão vindo reforçar a saúde Taboão da Serra, é muito importante poder oferecer mudanças significativas, com isso vamos reconstruindo e melhorando cada vez mais a área da saúde. Agradeço o Presidente Lula por honrar o compromisso de trazer bem-estar a nossa cidade”, destacou.

Os novos médicos fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um conjunto de ações que promovem prevenção, diagnóstico, tratamento, redução de danos e vigilância na saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim das Margaridas, Salete, Panorama e Record já prestam esse auxílio a população.

“Isso é um marco para a saúde pública de Taboão, a gente deve converter outras unidades também em Estratégia da Saúde da Família em breve, até janeiro devemos transformar as UBSs do Santo Onofre, Silvio Sampaio, Parque Pinheiros, Clementino, Suiná, e assim por diante. A ideia é que possamos ampliar a cobertura as Saúde da Família”, afirmou o secretário de Saúde (SMS), José Alberto Tarifa.

O secretário Tarifa ainda explicou a especialidade dos profissionais. “São médicos generalistas que trabalham 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Eles ficarão a semana inteira na UBS e conhecer as famílias em conjunto com os Agentes Comunitários e enfermeiros. Com a chegada destes profissionais a nossa capacidade de atendimento vai mais do que dobrar, então a gente vai ampliar o atendimento e a qualidade”, enfatizou.

Também estiveram presente os secretários Olívio Nóbrega (Esporte e Lazer), Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente - SDUHMA), Mário Freitas (Governo), Michele Santana (Segurança Pública), José Vanderlei Santos (Transportes e de Mobilidade Urbana), Nil Felix (Cultura e Turismo), Dirce Matiko Takano (Educação), além de Binho (Chefe de Gabinete da Saúde), os secretários Executivos Mara Pante (SDUHMA), Professor Oderlan (Educação), Antonio Pierobon (Saúde), a subsecretária de Saúde Danielle Mota, ex-vereadora Arlete Silva e o Padre Rogério Andrade, da Diocese de Campo Limpo.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.