/

Prefeitura de Taboão da Serra sofre incidente cibernético

Por Outro autor | 27/11/2023

.Divulgação - Prefeitura de Taboão da Serra sofre incidente cibernético

Na tarde desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Taboão da Serra, em comunicado à Security Report, confirmou que sofreu um ataque cibernético. Segundo o órgão, o impacto se limitou ao portal oficial, que está temporariamente fora do ar por questões de Segurança. a previsão é de normalização em breve.

“Diariamente, através do Departamento de Tecnologia da Informação são realizadas ações contra as tentativas de ataques e, sites que fazem indexações indevidas utilizando o nome da Prefeitura”, explica a nota. Uma fonte que reportou o ocorrido afirmou que o portal se encontra indisponível desde o final de semana. No pronunciamento, a Prefeitura não entrou em detalhes do período em questão.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Taboão da Serra é alvo de um incidente. Em 27 de agosto de 2021, o órgão sofreu um ataque de ransomware. o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações, criptografadas.

Na época, segundo nota divulgada, um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o conteúdo foi identificado na ação, logo depois, foi solicitado um resgate através de moeda virtual (bitcoin) para devolver os documentos. Na ocasião, o órgão não entrou em detalhes sobre pagamento de resgate.

Ainda sobre esse caso, a Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação chegaram a comunicar às autoridades competentes e à Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra sobre o caso.

Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

“A Prefeitura de Taboão da Serra confirma o incidente cibernético. Diariamente, através do Departamento de Tecnologia da Informação são realizadas ações contra as tentativas de ataques e, sites que fazem indexações indevidas utilizando o nome da Prefeitura. O impacto se limitou ao portal que por segurança está temporariamente fora do ar e em breve será normalizado.”

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.