/

Representantes do Procon Itapecerica da Serra participam do 35º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/11/2023

.Divulgação - Representantes do Procon Itapecerica da Serra participam do 35º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor

O seminário foi realizado na última sexta-feira, 24 de novembro, no auditório Desembargador Luis Antonio Ganzeria. O 35º Encontro Estadual de Defesa do Consumidor é produzido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, com apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A abertura do seminário teve aula magna proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, que expôs o tema “Supremo Tribunal Federal e a Defesa do Consumidor”. Durante o decorrer do dia, Renato Opice Blum (mestre pela Florida Christian University, chairman no Opice Blum Advogados) falou sobre o “Consumidor na Era Digital”; Roberto Meyr (jornalista e CEO do Grupo Padrão), sobre a “Comunicação: da Informação à Superexposição”; Luciano Timm (professor da FGVSP) e Thomas Conti (professor do Insper e do Instituto de Direito Público (IDP-SP), sobre a “Teoria do Risco” e o encerramento contou com a participação do ministro Cristiano Zanin, também integrante do STF. Representaram Itapecerica da Serra Maria Luiza Pinheiro (Coordenadora do Procon da cidade) e Ariane Abraão Monteiro (Técnica).

Recepcionado pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, integrou a mesa de honra e fez uso da palavra. Com ele também estavam o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho; e o deputado federal Celso Russonano. Também participaram da abertura o superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Ismar Marcílio de Freitas Junior; o presidente da Fundação Casa, João Veríssimo Fernandes; o subsecretário da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez e o subdefensor público-geral, Rafael Pitanga, além de representantes dos Procons de todo o Estado.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Ricardo Anafe enalteceu o trabalho dos que ali estavam, destacou a isenção do magistrado e a necessidade de manutenção de igual distância em relação às partes e falou sobre o direito constitucional e a mudança da visão geral em relação a direito e obrigações.

Durante os painéis, os participantes ouviram sobre fiscalização, orientação e educação para a questão consumerista. O diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, comemorou o “reencontro” que o evento proporcionou, já que há quatro anos não se realizava atividade similar, com número tão grande de participantes para “proteger e defender de forma efetiva o consumidor; harmonizar a relação entre fornecedores e consumidores e desenvolverem ações preventivas de orientação e educação”.

 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.