/

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON PROMOVEU TORNEIO DE PING PONG PARKINSON BRASIL OPEN

Por Outro autor | 24/11/2023

.Divulgação - ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON PROMOVEU TORNEIO DE PING PONG PARKINSON BRASIL OPEN

A Associação Brasil Parkinson (ABP), fundada em 1985, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, cuja missão é atender exclusivamente pessoas com doença de Parkinson.

Sob a presidência da Dra. Erica Tardelli, a ABP oferece atividades orientadas por profissionais da área da fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, dança, coral, entre outros. Dentro do setor da educação física, a ABP propõe a atividade ping-pong.

O projeto Ping Pong Parkinson da ABP consiste em promover a vivência esportiva do tênis de mesa de forma lúdica e recreativa para as pessoas com doença de Parkinson. A atividade foi inspirada no projeto PingPongParkinson® criado pelo músico e parkinsoniano Nenad Bach. Nenad organiza o Campeonato Mundial de tênis de mesa para pessoas com Parkinson anualmente.

Em 2019, o saudoso ex-deputado Edmur Mesquita conquistou o vice-campeonato mundial nos Estados Unidos. Edmur, também parkinsoniano, havia iniciado um projeto para trazer o mundial para o Brasil. Essa iniciativa motivou a ABP a oferecer o ping-pong a seus associados em outubro de 2020, na época sob a coordenação da Prof.ª Dra. Kátia Tanaka.

Observando a alta aceitação e aderência dos pacientes na atividade, em novembro de 2021 foi realizado o primeiro torneio Ping Pong Parkinson da ABP, com o apoio e a presença do Edmur Mesquita. Participaram do evento 26 pacientes, sendo 22 da própria ABP e quatro do Rio de Janeiro. O primeiro torneio contou com o apoio de algumas empresas e os patrocínios veio por meio de doação em dinheiro e materiais para o torneio de tênis de mesa.

Já no segundo torneio, a qual foi realizado no dia 26 de novembro de 2022, a ABP recebeu permissão para o uso do nome PingPongParkinson® de seu fundador, Nenad Bach. Neste torneio foram inscritos 36 participantes, não apenas da ABP, proporcionando a todos os inscritos a receberam medalhas de participação, sendo que os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus. Foram quatro categorias: feminina; masculina A e B; e duplas.

Em 2023, o número de participantes aumentou para 42 em 4 categorias e tivemos a participação de atletas da cidade de São Bernardo do Campo. Todos os anos contamos com a presença ilustre do ex-atleta olímpico Cazuo Matsumoto. Tornar esse evento possível todos os anos é uma forma de apoiar a causa Parkinson, proporcionando qualidade de vida, socialização e alívio dos sintomas de quem convive com a doença.

O Buffet infantil Kid Recanto é um dos apoiadores do projeto PingPongParkinson®, pois acreditamos que esse trabalho pode resultar em uma população idosa mais saudável, reduzindo os custos associados aos cuidados com a saúde a longo prazo. Para o Paulo Pavan, CEO da rede de Kid Recanto o campeonato demonstra que pessoas com doença de Parkinson continuam sendo membros valiosos da sociedade, apesar dos desafios enfrentados. “Ao promover os projetos específicos isso se torna uma oportunidade de educar a sociedade sobre o Parkinson, assim contribui para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, enfatiza Pavan.

SOBRE ABP

A ABP atende exclusivamente pessoas portadoras da Doença de Parkinson para atividades orientadas por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, educação física, dança sênior, coral e grupo de apoio psicológico ao cuidador.

Na especialidade de fisioterapia, indispensável aos pacientes, os atendimentos são diários, individualmente ou em grupo. Também são oferecidas atividades de oficina de artes como pintura, artesanato e origami, que são especialmente voltadas para melhorar a coordenação motora do parkinsoniano.

A ABP promove palestras periódicas, reuniões, eventos comemorativos e sociais. Edita informativos, manuais de orientação e a Revista Beija-flor. Através de convênios com universidades, a fisioterapia e a fonoaudiologia oferecem estágios e cursos especializados em todos os níveis da formação acadêmica.

Site: htts://www.parkinson.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/associacaobrasilparkinson/

Facebook: https://www.facebook.com/associacaobrasilparkinso

Endereço:

Av. Bosque da Saúde, 1155

São Paulo - SP

Telefone:

(11) 2578-8177

(11) 95849-1918

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.