/

Atleta de Taboão da Serra conquista título de Mestre Nacional de Xadrez

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/11/2023

.Divulgação - Atleta de Taboão da Serra conquista título de Mestre Nacional de Xadrez

O enxadrista Gustavo Lincon Pereira Maciel, de 20 anos, conquistou o título de Mestre Nacional de Xadrez (MN) no Torneio Regional – Sudeste, em Taubaté.  Representando Taboão da Serra, o jovem desempenhou um papel fundamental com uma modalidade que tem ainda pouca visibilidade.

“Esse título eu conquistei no último Torneio Regional do Sudeste que envolve São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, os estados da região”, explicou. O atleta também participou dos Jogos Abertos Regionais de Diadema no ano de 2022 e em 2023 no município de São Bernardo do Campo. Além de suas conquistas no esporte, Gustavo é estudante do curso de Comércio Exterior e dá aulas particulares online de xadrez para adolescentes e crianças a partir dos três anos.

E como tudo tem um começo, para Gustavo não foi diferente ao entrar em contato pela primeira vez com o esporte. “Tudo se iniciou quando eu tinha entre sete e oito anos de idade, segundo a história do meu pai, que a minha mãe confirmou depois, eu vi algumas peças na rua, em uma vitrine, e lá estava o jogo montado. Me interessei, achei bonito e logo em seguida pedi para o meu pai comprar um tabuleiro porque gostaria de aprender”, contou.

Com paixão nos olhos e muita dedicação desde cedo, Gustavo Lincon com apenas um mês de aprendizado ganhava com facilidade as todas as partidas que jogava em casa contra seu pai, passou consequentemente a frequentar clubes e lugares que disponibilizavam atividades de xadrez. “Gostei tanto que já queria me aprofundar, aprender, conhecer mais e futuramente competir, como ocorreu”, disse.

Gustavo também salientou a riqueza do xadrez e a importância da população brasileira em conhecer mais a modalidade, já que diferentemente do futebol que causa emoções mais expressivas no jogo de tabuleiro, a concentração, o raciocínio lógico, a paciência e a análise contra o adversário são fundamentais para vencer.

“Meu objetivo é ir o mais longe possível, eu não diria que talvez GM (Grande Mestre), mas talvez um MI (Mestre Internacional) ou MF (Mestre FIDE - Federação Internacional de Xadrez), o meu principal foco no xadrez não é só competitivo, mas sim em trazer mais popularidade para dentro do nosso país”, afirmou.

A fim de introduzir as pessoas na modalidade, ele ressalta. “Você pode começar basicamente jogando online, existem clubes no estado inteiro de São Paulo, vale procurar pessoas que podem te ensinar em questão de horas e caso queira se aprimorar existem muitos livros que ajudam a evoluir, e também conforme você vai jogando vai aprendendo. Então deixo o convite para vocês que queiram conhecer mais desse jogo”, completou.

Confira a entrevista na íntegra ao programa TSTV nas redes sociais oficiais da Prefeitura (@prefeituradetaboao) e não deixe de compartilhar.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.