/

Defesa Civil de Itapecerica esclarece a importância da poda de árvores próximas à rede elétrica e a responsabilidade da Enel

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 9/11/2023

.Divulgação - Defesa Civil de Itapecerica esclarece a importância da poda de árvores próximas à rede elétrica e a responsabilidade da Enel

Em esclarecimento a algumas indagações que estamos recebendo desde o último dia 3 de novembro, quando houve diversas ocorrências na cidade, gostaríamos de realizar alguns apontamentos.

 

A missão primordial da Defesa Civil é a preservação da vida e a segurança da comunidade em situações de emergência. Entretanto, para que possamos cumprir com eficácia essa nobre missão, é igualmente importante garantir a segurança dos nossos agentes e a integridade de nossa infraestrutura. Nesse sentido, gostaríamos de destacar a relevância da poda de árvores que se encontram em proximidade ou sob a rede elétrica, bem como esclarecer a responsabilidade da empresa Enel nesse contexto.

A presença de árvores muito próximas às redes elétricas representa um risco significativo para a segurança de todos, uma vez que o contato acidental entre galhos e cabos energizados pode resultar em acidentes graves, incêndios e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Para mitigar esse risco, a poda adequada dessas árvores é essencial.

Conforme as diretrizes da Enel (apontado no próprio site da empresa, podendo ser acessado através do link: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/quemsomos/meio-ambiente/manejo-e-poda-de-arvores.html), a empresa de distribuição de energia elétrica responsável pela nossa região, a poda de árvores que ameacem a integridade da rede elétrica é uma prática prioritária e de sua competência. Em seu site, a Enel esclarece que realiza o manejo e a poda de árvores em conformidade com as normas técnicas e regulamentações ambientais, com o intuito de assegurar a continuidade do fornecimento de energia elétrica e, sobretudo, garantir a segurança da população.

Ressaltamos que a poda de árvores em áreas próximas à rede elétrica não apenas preserva a integridade do sistema elétrico, mas também contribui para a redução de riscos de acidentes, incêndios e quedas de energia. Além disso, a manutenção adequada das árvores em nosso município é fundamental para a prevenção de situações de emergência relacionadas à infraestrutura elétrica.

Nossa principal missão na Defesa Civil continua sendo a salvaguarda das vidas e a assistência à comunidade em momentos críticos. No entanto, é imprescindível que as ações de poda e manejo de árvores em áreas de risco sejam conduzidas em conformidade com as diretrizes da Enel para garantir um ambiente seguro para nossos agentes e a população em geral.

Portanto, solicitamos à comunidade que, ao identificar árvores que necessitam de poda próxima à rede elétrica, entre em contato com a Enel e siga as orientações da empresa para solicitar a intervenção necessária. Colaboremos juntos para promover a segurança de todos e para continuarmos a cumprir nossa missão de maneira eficaz.

Para um melhor entendimento, abaixo indicado no site da Enel, colocamos uma imagem esclarecedora sobre essas ações:

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.