/

Conheça a história de Fernanda Oliveira, cabeleireira de Taboão da Serra

Por Mariana Félix | 6/11/2023

.Divulgação - Conheça a história de Fernanda Oliveira, cabeleireira de Taboão da Serra

A vida é feita de sonhos, a história da Fernanda Oliveira, moradora de Taboão da Serra é a prova disso. Desde muito nova, ela já cuidava dos cabelos dos amigos e familiares, sempre que alguém precisava dar uma mudada no visual, chamava ela. Desde adolescente tinha paixão pela profissão de cabeleireira, mas resolveu tornar como profissão somente no ano de 2017.

“Decidi fazer um curso profissionalizante, desses que a prefeitura oferece, e fiquei encantada pela área.  Mas como nem tudo são flores, no ano seguinte, comecei a trabalhar em shopping, onde a minha rotina foi ficando cada vez mais corrida… De manhã ia para a escola, e de tarde trabalhava como estagiária em uma  loja de brinquedos no shopping Taboão.  Lá eu trabalhava de segunda a sábado, então aos domingos eu tirava pra cuidar do cabelo da galera, para ter uma renda extra”, relembra.

Ao passar dos anos, Fernanda começou a trabalhar em uma empresa de E-commerce e hoje enxerga a oportunidade como essencial na sua vida, pois lá conheceu pessoas que a ajudaram chegar aonde está.

“Certa vez a minha supervisora, na época, me pediu para cortar o cabelo dela estilo o da Beyoncé.  E eu morrendo de medo, totalmente desatualizada nas técnicas, mas fui com a cara e a coragem. E deu super certo. Quando eu digo que aquela empresa foi essencial para eu chegar aonde estou, eu falei sério. A galera sempre me apoiava a continuar na área  de Cabelo, e eu insistia que não”, conta. 

Fernanda, ainda desacreditada do seu destino na área da beleza, ainda se arriscou em uma faculdade de gestão de pessoas, trocou para direito mas ainda sim não se encontrou e resolveu largar a universidade.

Após idas e vindas, voltou a trabalhar em shopping, e um dia pensou que assim que saísse daquele trabalho, ela montaria o próprio salão. Desde então as coisas começaram a se encaminhar, ela saiu do shopping e foi fazer cursos para que assim ela realizasse o sonho de montar o seu próprio salão.

Destinada a viver o seu sonho, a cabeleireira foi  estudar e se profissionalizar. “Dediquei o meu seguro desemprego para fazer um curso profissionalizante para Cabeleireira, onde eu ficava das 9:00 as 17:00 na escola, me dedicando ao máximo, pois eu tinha um objetivo, e não pretendia desistir.  E assim que finalizei fui chamada para fazer uns penteados para a formatura da irmã de uma amiga.  Como eu não tinha aberto o meu salão, ela perguntou se eu poderia atender elas, no local onde elas fariam a maquiagem. E com certeza eu topei.  A dona do salão, assim que viu meus penteados, me chamou para trabalhar com ela, pois ela estava abrindo um salão maior, e precisava de Cabeleireira e penteadista.  Como eu tinha o objetivo de abrir o meu salão, eu não topei”, diz.

A jornada da nossa jovem sonhadora deu mais um passo quando ela começou a atender a domicílio, até que um dia, fazendo as contas, resolveu aceitar a proposta da dona do salão e foi trabalhar no “Espelho Espelho meu”.

“Lá eu aprendi a profissional em que eu queria me tornar, e falo com toda a convicção, se não fosse a oportunidade que eu tive lá, eu não seria a profissional que sou hoje.  Trabalhei por  quase dois anos lá.  Então veio a pandemia, onde os serviços não essenciais precisaram fechar.  E lá não foi diferente. Fechou e todos precisaram se reinventar”, comentou.

Em casa, resolveu montar um salão, seu primeiro lavatório era o tanque da sua casa e os móveis eram improvisados. O ano de 2020 foi onde ela conseguiu realizar seu sonho junto com um amigo e abriu o seu primeiro salão.

“Ficamos ali por dois anos. Então em janeiro de 2022 decidi alugar um espaço maior e abrir o meu primeiro salão sem sociedade.  Eu sabia do local, passava na frente dele direto, pois já era um salão.  Então em janeiro durante as minhas férias, falei pra minha mãe que se tivesse desocupado, eu abriria um salão ali.  E pra minha surpresa, não só estava desocupado, como a minha mãe conhecia o dono.  Fui olhar o ponto e já saí de lá com ele alugado.  Sem nem pensar em nada, só aluguei. Eu entrei com a Fé, e Deus fez o restante. E no mês seguinte eu inaugurei o Studio Fernanda Oliveira fevereiro de 2022”, relembra com carinho. 

Atualmente o salão atende diversos procedimentos voltados para cabelos, unhas e sobrancelhas. Fernanda é uma mulher sonhadora que nos ensina que sonhos se tornam realidade se a gente acreditar e lutar por eles.

“E se eu pudesse dizer algo a todas as mulheres que tem o sonho de empreender na área da beleza, Eu diria Só vai!  Não se limite, estude, e faça sempre o seu melhor com ética e dedicação. Não tem nada melhor que cuidar da autoestima de outra mulher”, Concluí. 

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.