/

Prefeito Aprígio recebe Prêmio Lucio Costa 2023 por atuação na área habitacional

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/11/2023

.Divulgação - Aprígio recebe Prêmio Lucio Costa 2023 na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio da Silva, foi homenageado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados na 8ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. O Chefe do Executivo Municipal foi contemplado na Categoria Personalidades por beneficiar, através da Cooperativa Habitacional Vida Nova, mais de 10 mil famílias com a construção de moradias a preço justo e pela aprovação de melhorias no sistema habitacional de Taboão da Serra. A entrega do troféu aconteceu na quarta-feira, 25/10, no Salão Nobre da Câmara Federal, em Brasília.

A solenidade contou com a presença do também homenageado Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho, do presidente da Câmara dos Deputados Acácio Favacho, da Deputada Federal e presidente nacional do Podemos Renata Abreu, do Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega, da vereadora e primeira-dama Luzia Aprígio, além dos secretários municipais Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbana, Habitação e Meio Ambiente), Arnoldo Landiva (Comunicação), José Vanderlei Santos (Transportes e Mobilidade Urbana), Mário de Freitas (Governo), Dr. Matheus Mota (Assuntos Jurídicos), o secretário Executivo Prof. Oderlan Pereira (Educação) e o prefeito de Itapecerica da Serra Francisco Nakano.

Aprígio recebeu o troféu e o diploma do Prêmio Lucio Costa das mãos da Deputada Federal Renata Abreu, que enalteceu a trajetória de vida do Chefe do Executivo.  

“Estou muito feliz por homenagear este grande homem que era servente de pedreiro e virou presidente da maior Cooperativa Habitacional da América Latina. Tenho muito orgulho, meu Prefeito Aprígio, de todo o seu trabalho. Um homem simples, que começou de baixo, que transformou a vida de muita gente ao lado da grande mulher, Dona Luzia Aprígio, que deu o sonho da moradia a mais de 10 mil famílias e se tornou prefeito de uma das maiores cidades do Estado de São Paulo e está todos os dias fazendo a diferença na vida das pessoas”, destacou a Deputada Renata Abreu.

Durante a premiação, Aprígio afirmou que foi trabalhando no ramo da Construção Civil que pode ver que era possível fazer apartamentos bons, com qualidade e preço justo.

“Criei a Cooperativa Habitacional Vida Nova e com ela construí os melhores apartamentos de Taboão da Serra e pelo menor preço. Agradeço pela indicação. É muito bom quanto tem alguém que reconhece o seu trabalho. Eu esperava sim, um dia ser reconhecido pelo meu trabalho, recebi prêmios regionais, estadual, mas um à nível nacional e vir buscar este prêmio na Câmara dos Deputados me deixa muito honroso. Agradeço a toda equipe que participou e a todos que me ajudaram a levar este prêmio para Taboão da Serra”, declarou o prefeito Aprígio.

Muito mais pelo direito à habitação

O trabalho do prefeito Aprígio em prol do direito à moradia digna vai além da Cooperativa Habitacional Vida Nova. Enquanto vereador em Taboão da Serra, Aprígio foi atuante na elaboração, aprovação e implementação do Plano Diretor Participativo, em 2006, e lutou pela destinação de mais de 400 mil m² para Zona de Interesse Social (ZEIS).  

Como Deputado Estadual, atuou na fiscalização da implentação da Política Pública Habitacional do Estado e trabalhou no aperfeiçoamento da legislação em prol da habitação de interesse social, inclusive com destinação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Estado.

Já como atual prefeito de Taboão da Serra, Aprígio segue priorizando a área habitacional, com diversos avanços, como o Programa de Regularização Fundiária e entrega de títulos de propriedade; a criação e implementação do programa Minha Casa Legal de regularização edílica; o Programa Morar Melhor, com oferta de atendimento profissional e gratuito por meio de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS); a realização de parceria com Universidades, bem como trabalhar alinhado junto aos Governos Estadual e Federal para continuar garantindo moradia digna e segura para todos.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.