/

ACISE, Prefeitos do CONISUD e Deputados vão a Brasília apresentar projeto do Porto Seco ao Ministro dos Portos e Aeroportos

Por Carolina Rayol | 25/10/2023

.Divulgação - ACISE, Prefeitos do CONISUD e Deputados vão a Brasília apresentar projeto do Porto Seco ao Ministro dos Portos e Aeroportos

Nesta terça-feira, 24, o Presidente da ACISE Ivo Ribeiro Farias e o Presidente do Conselho Deliberativo da ACISE Roberto Terassi estiveram em uma agenda importante em Brasília estabelecida pelo Prefeito de Embu das Artes Ney Santos e a Deputada Federal Ely Santos, juntamente com o Deputado Estadual Eduardo Nóbrega e os Prefeitos do CONISUD: Ayres Scorsatto de Juquitiba, Felipe Amed de São Lourenço da Serra, Francisco Nakano de Itapecerica da Serra, José Antônio de Embu Guaçu e o Engenheiro Francisco Marques.

Na ocasião, foi apresentado ao Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a importância da implementação do Porto Seco em nossa Sub-Região Sudoeste da RMSP, o qual foi extremamente receptivo e acolhedor com o projeto.

PROJETO PORTO SECO SUB-REGIÃO SUDOESTE

A instalação de um Porto Seco no local proposto, será uma solução para a região sudoeste da Grande São Paulo, para o Estado de SP e para a União. Contamos com a Rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido Mercosul, com galpões logísticos no seu eixo e entorno.  A implantação do Porto Seco no entroncamento da BR-116, gerará o desenvolvimento econômico sustentável, além de emprego e renda para a população. O local estratégico está na “melhor esquina do Brasil”, fato reconhecido nacionalmente.

Sendo a Régis Bittencourt a porta de entrada e saída das riquezas do Brasil e Mercosul, somado ao gargalo da falta de mobilidade, foi constatado de suma importância a implantação de um Porto Seco no entroncamento férreo já existente: que liga Mairinque ao Porto de Santos, nas divisas dos municípios de Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra.

Essa implantação de um novo modelo de negócios na Sub-Região não acarretará impacto ambiental e proporcionará diversos benefícios para a região:

  • Maior aproveitamento dos galpões logísticos já existentes;
  • Geração de emprego e renda para uma população de 3,5 milhões de pessoas;
  • Aumento de receita para os munícipios, o Estado e a União;
  • Solução no tráfego congestionado na região e ao redor do Porto de Santos;
  • Valorização dos polos industriais já existentes;
  • Redução na emissão de CO2.

Os esforços para tal estão na soma das sinergias dos 8 municípios, do Estado e do Governo Federal.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.