/

Autismo: direitos da criança autista na escola

Por Michelle Werneck - Advogada | 23/10/2023

.Divulgação - Autismo: direitos da criança autista na escola

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizado por alterações funcionais do neurodesenvolvimento, essas alterações possuem uma graduação que podem ser leves e com total independência, apresentando pequenas dificuldades de adaptação, evoluindo até o nível de total dependência para a realização das atividades de vida diária.

As alterações típicas do TEA são: dificuldade de comunicação através da linguagem verbal e não-verbal, hiperfoco para objetos ou atividades específicas, restrição de interesses e interação social precária.

O aluno com autismo no período escolar enfrenta grandes desafios por conta da dificuldade de interação social. Diante desse fator foi criada a Lei Nº 13.146/2015 que assegura a criança com autismo o direito a uma adaptação razoável.

A adaptação razoável consiste em um conjunto de medidas que visam proporcionar um ambiente escolar acolhedor e justo, como por exemplo, não ter a matrícula recusada seja na escola da rede pública ou privada, ingresso com a turma presencial, ter o ensino e atividades adaptadas ao seu grau de entendimento e se for necessário ter o acompanhamento de um tutor.

Nos casos em que o aluno necessite de um tutor, a comprovação desse pedido deve ser realizada perante a direção da escola e o responsável pelo aluno deverá apresentar laudo médico descrevendo o diagnóstico, grau de autismo e a necessidade de o aluno ser acompanhado durante as atividades escolares. Importante lembrar que a escola não poderá cobrar nenhum valor adicional pelas adaptações referentes a rotina do aluno.

A fim de proporcionar dignidade a criança portadora do TEA e a contagem nacional dos indivíduos acometidos pela patologia, fora criada pela Lei nº 13.977/2020 a qual cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), na qual deve constar: nome completo, filiação, data e local de nascimento, número do Registro Geral (RG), número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Código de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), tipo sanguíneo, endereço residencial, número de telefone, foto 3x4, qualificação do responsável legal ou cuidador, tem validade de 5 (cinco) anos, podendo ser renovada.

A Lei nº 13.146/2015 assegura a igualdade de condições, direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, a qual se aplica ao portador do TEA, garante igualdade de oportunidades e proteção contra qualquer espécie de discriminação, negligência, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano e degradante.

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para difundir informações sobre o autismo para a população e tem como principal objetivo mitigar o preconceito e discriminação que cercam a vida da pessoa portadora de TEA.

PRATICAR DISCRIMINAÇÃO CONTRA A PESSOA COM AUTISMO É CRIME!

Praticar, induzir ou incitar a discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, tem como penalidade a reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa e a pena é aumentada em 1/3 (um terço) se a vítima estiver sob cuidado e responsabilidade do ofensor, se o crime for cometido através de meios de comunicação social e/ou publicação de qualquer natureza a pena é de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.

Como denunciar?

A denúncia pode ser realizada através dos canais:

- Disque 100 (Direitos Humanos);

-Site do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/

- App direitos humanos para Android ou iOS;

- E-mail do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, ouvidoria@mdh.gov.br

A denúncia é de extrema importância para combater os tristes episódios de discriminação que ainda persistem em nossa sociedade, denuncie.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.