/

Governo Aprígio inicia revisão do Plano Diretor Participativo de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/10/2023

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou a revisão do Plano Diretor Participativo, iniciativa que visa atualizar a Lei Municipal nº 132/2006, que orienta e planeja o crescimento e o desenvolvimento urbano, social e econômico da cidade. Em parceira com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) está promovendo oficinas para escutar diferentes setores da sociedade para compreender as necessidades e planejar o futuro.

As oficinas por segmento da Sociedade Civil acontecem de 23 a 27/10, das 18h às 20h30, no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), na Rua Nicolino Bentivegna, 87, no Jardim Bontempo.

Confira o cronograma:

23/10 - Sindicatos

24/10 - Conselhos Municipais e Profissionais

25/10 - Entidades Educacionais

26/10 - Movimentos Sociais

27/10 - Setor Empresarial

“A participação popular é algo que valorizamos em nosso Governo. Por isto, optamos iniciar a revisão do Plano Diretor Participativo realizando oficinas para a população, juntamente com o Poder Público, propor soluções e alterações à legislação vigente, para assegurarmos qualidade de vida, bem-estar, justiça social e tantos outros direitos e benefícios para os taboanenses desta e das futuras gerações”, destaca o prefeito Aprígio.

A primeira oficina, realizada com o Poder Público, aconteceu na quinta-feira, 19/10, na TaboãoPrev e reuniu servidores públicos de diversas Secretarias. Na ocasião, os participantes analisaram a legislação existente, observando o território e as mudanças desde 2006.

“Com apoio da FESPSP, estamos em uma fase de escuta para fechar um diagnóstico, uma caracterização do município e, a partir disso, poder pensar nos próximos passos, futuro e soluções possíveis para os próximos 10 anos. Isto vêm junto de um contexto de retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (COMDUMA) e da gestão participativa, que teve início com a própria Conferência da Cidade, realizada na nova Sede Municipal, no final de setembro”, explica Lucas Ferreira, diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano (DEURB).

Pedro Sales de Melo Suarez, consultor da FESPSP, afirma que a instituição, com sua experiência no processo participativo, em elaborar planos e projetos e em pensar o futuro, está apoiando o município na revisão. “O Plano Diretor é uma ferramenta que vai organizar o território para os próximos 10 anos. Este plano é de 2006, então já passou o momento da gente revisar, para apontar o que queremos de Taboão da Serra para o futuro. Para que as demandas da população sejam atendidas, que consigam olhar o território, o que se espera da cidade e ter melhorias nas condições de vida e de infraestrutura, é preciso que os munícipes participem das oficinas, reuniões e deem sua contribuição para, de fato, pensar e planejar o território com o Poder Público”, explica.

O secretário Nílcio Regueira Dias (SDUHMA) convida a população a participar. “Na próxima semana iniciaremos a revisão com a Sociedade Civil por segmento e é de suma importância que os munícipes estejam envolvidos neste processo. Participar da revisão do Plano Diretor é uma maneira de contribuir diretamente para a construção de uma cidade melhor, mais justa e mais adaptada às nossas necessidades. Vamos juntos planejar a Taboão da Serra que queremos. Participe das oficinas”, destaca.

Serviço:

Oficinas de Revisão do Plano Diretor Participativo

De 23 a 27/10

Horário: das 18h às 20h30

Local: Auditório da Secretaria de Educação (SEDUC)

Rua Nicolino Bentivegna, 87 - Jardim Bontempo

Calendário de oficinas por segmento:

23/10 - Sindicatos

24/10 - Conselhos Municipais e Profissionais

25/10 - Entidades Educacionais

26/10 - Movimentos Sociais

27/10 - Setor Empresarial

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.