/

Taboão da Serra realiza encontro para apresentar Serviço de Família Acolhedora na quinta-feira, 19/10

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/10/2023

.SECOM PMTS - Taboão da Serra realiza encontro para apresentar Serviço de Família Acolhedora na quinta-feira, 19/10

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) da Prefeitura de Taboão da Serra está em busca de pessoas que possam acolher temporariamente crianças e adolescentes que estejam afastadas do convívio familiar por decisão judicial. Para explicar como funciona o serviço, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) fará uma apresentação na quinta-feira, 19/10, às 18h30, na sede do SFA, na Rua Milton Martins Moura, 30, na Vila Francisco Remeikis. O encontro é aberto a todos interessados.

"No Serviço de Família Acolhedora, crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial ficam sob os cuidados de pessoas pré-cadastradas até que possam retornar para sua família de origem, extensa ou, em alguns casos, serem encaminhados para uma família substituta. Estamos em busca de mais pessoas que possam oferecer acolhimento temporário e evitar a institucionalização”, explica o coordenador do SFA, Edson Ferreira.

O Serviço de Família Acolhedora é uma alternativa às instituições de proteção e tem como objetivo ser uma forma mais humanizada de oferecer atendimento individual à criança ou ao adolescente. O tempo máximo de acolhimento é de 18 meses, já que a prioridade é reinserir a criança em seu lar de origem.

Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania, reforça que o serviço lançado pelo Governo Aprígio foi um grande acerto e que é preciso avançar. “O Serviço de Família Acolhedora possibilitou evoluir em cidadania, permitindo o atendimento individualizado de crianças e adolescente afastados de suas famílias. Para o serviço avançar, precisamos de mais pessoas comprometidas em oferecer proteção, bem-estar e segurança para estes jovens, oferecendo acolhimento temporário”, destaca.

Para participar do serviço, é necessário atender alguns requisitos:

- residir no município de Taboão da Serra no mínimo há um ano;

- ter entre 21 e 65 anos, sem restrição quanto ao gênero e estado civil;

- não estar inscrito no Programa Nacional de Adoção e não manifestar interesse pela adoção de acolhidos;

- ter disponibilidade para participar de todo o processo do serviço de Família Acolhedora, e tempo para a devida atenção à criança ou adolescente.

“Se você ou sua família têm interesse em ser uma Família Acolhedora, participe deste encontro. Será um momento proveitoso e oportuno para tirar dúvidas, saber mais sobre o serviço e contribuir com a proteção e o atendimento de crianças e adolescentes da nossa cidade”, convida o prefeito Aprígio.

Serviço:

Apresentação do Serviço de Família Acolhedora

Data: 19/10 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: SFA -  Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis

Informações: (11) 4138-7155 ou (11) 4139-1105

familiaacolhedora.ts.sp.gov.br

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.