/

Início da Segunda Fase da Ação de Atualização do Plano Municipal de Redução de Risco em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 17/10/2023

.Divulgação - Início da Segunda Fase da Ação de Atualização do Plano Municipal de Redução de Risco em Itapecerica da Serra

O município de Itapecerica da Serra deu início à segunda fase da ação de atualização do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). Nessa nova etapa, o foco se volta para as ações de campo e mapeamento direto nos locais, visando abranger 58 áreas críticas do município. O objetivo primordial é a identificação, classificação de risco e o planejamento de obras e intervenções para minimizar os riscos existentes.

O PMRR desempenha um papel fundamental na garantia da segurança e bem-estar da população de Itapecerica da Serra, considerando a complexidade da região e as condições climáticas adversas que a tornam suscetível a diferentes tipos de desastres naturais, como deslizamentos de terra e inundações. A atualização do plano se tornou uma prioridade diante das mudanças nas condições ambientais e do crescimento da cidade.

A segunda fase do projeto, que acaba de iniciar nessa segunda-feira, 16 de outubro, envolve equipe técnica especializada. Essa equipe, formada pela geógrafa Carina Farias e pelo geólogo Mikhael Borghieri e acompanhada pelos agentes de Defesa Civil do município, está sendo direcionada para as 58 áreas identificadas como críticas em termos de riscos naturais e socioambientais.

Durante esta etapa, será realizada uma análise minuciosa dessas áreas, incluindo estudos geotécnicos, análises de vulnerabilidade, mapeamento de áreas de risco, e a coleta de dados atualizados sobre a ocupação e uso do solo. A informação coletada será crucial para a classificação de riscos e para o planejamento de ações específicas.

Uma das partes mais críticas desta fase do PMRR é a classificação de risco das áreas mapeadas. Isso permitirá ao município entender a gravidade dos riscos em cada local e priorizar intervenções com base nessa classificação.

“Com base nas classificações de risco, será possível planejar e implementar obras e intervenções que visem a redução dos perigos naturais e a proteção da população. Essas ações podem incluir desde obras de contenção de encostas até ações de sensibilização e educação para a comunidade sobre medidas preventivas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Josiel de Almeida Silva.

A segunda fase da atualização do PMRR é de grande importância para Itapecerica da Serra, uma vez que visa garantir a segurança dos cidadãos e a proteção do patrimônio local. A implementação de medidas de redução de riscos e ações de planejamento mais precisas têm o potencial de salvar vidas e reduzir prejuízos em situações de desastres naturais.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.