/

Defesa Civil de Itapecerica da Serra Participa de Seminário sobre Desastres Naturais no Palácio dos Bandeirantes

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 16/10/2023

.Divulgação - Defesa Civil de Itapecerica da Serra Participa de Seminário sobre Desastres Naturais no Palácio dos Bandeirantes

No último dia 10 de outubro, a Defesa Civil de Itapecerica da Serra marcou presença no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em um importante seminário sobre desastres naturais.

O evento, que contou com a parceria entre a Defesa Civil do Estado de São Paulo e a ABJICA (Associação dos Ex-Bolsistas da Japan International Cooperation Agency), reuniu especialistas, autoridades e profissionais da área para discutir e compartilhar conhecimentos sobre a prevenção e a gestão de desastres naturais.

Uma das palestras mais aguardadas do seminário foi ministrada pela renomada Professora Doutora Ana Laura Nunes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordou o tema "Instabilidade em Taludes e Movimento de Massas". Sua apresentação trouxe insights valiosos sobre a identificação e o monitoramento de áreas suscetíveis a deslizamentos de terra, um tema de relevância significativa para regiões como Itapecerica da Serra, que enfrenta desafios associados a terrenos acidentados e áreas de risco.

Além da participação da professora Ana Laura Nunes, o seminário também contou com a presença do secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itapecerica da Serra, Josiel de Almeida Silva. O secretário enfatizou a importância do evento para aprimorar a atuação da Defesa Civil no município e ressaltou o compromisso da cidade em fortalecer suas ações de prevenção e resposta a desastres naturais.

Juntamente com o secretário, estiveram presentes representantes da equipe da Defesa Civil de Itapecerica da Serra, incluindo o Engenheiro da Defesa Civil, agente Valdionor e os agentes Nunes e Thyago.

“O seminário representou um importante momento de troca de informações e experiências entre os participantes, enriquecendo o trabalho da Defesa Civil de Itapecerica da Serra e fortalecendo a capacidade de resposta do município a desastres naturais. A cidade segue empenhada em adotar as melhores práticas e estratégias de prevenção, visando à proteção da vida e do patrimônio de seus cidadãos. ” Declarou o secretário de Defesa Civil.

O evento reflete o compromisso contínuo das autoridades locais em tornar Itapecerica da Serra mais resiliente diante dos desafios impostos pelos desastres naturais, e a participação no seminário demonstra o engajamento da cidade em aprender e evoluir nessa importante missão.

Além da participação presencial, os demais agentes de Defesa Civil puderam acompanhar o seminário através da transmissão via internet, expandindo assim a capacidade de alcance do conhecimento.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.