/

Semana Nacional do Trânsito: Semob realiza ações em pontos estratégicos da cidade

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/09/2023

.Divulgação - Semana Nacional do Trânsito: Semob realiza ações em pontos estratégicos da cidade

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realiza a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semob vem promovendo ações de conscientização, educação e valorização dos servidores. Num cenário em que o Brasil está classificado como o terceiro país com o maior número de mortes no trânsito em todo o mundo, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cidade de Embu das Artes está determinada a reduzir essa estatística alarmante.

Uma das ações concretas realizadas durante a SNT foi a entrega de novos uniformes. No dia 21/9, todos os agentes de trânsito receberam um kit composto por 49 peças, sendo: gandola (8), calça (8), camiseta (10), jaqueta (3), bota (4), boné (6), touca (3), cinto (2), bornal (1), cinto funcional (1) e apito (3). Todos os itens estão em conformidade com o padrão nacional e possuem as cores preto e verde luminoso, facilitando a identificação e aumentando a segurança dos agentes nas vias. O vice-prefeito Hugo Prado e o secretário de Esportes e Lazer, Luiz do Depósito, acompanharam a entrega.

Dentro da SNT, ainda houve blitz, simulações de acidentes envolvendo corte de veículo para remoção de vítima, queima controlada e atropelamento fora de faixa de pedestre. As atividades contaram com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apoio do Corpo de Bombeiros, nas regiões centrais da cidade (Avenida João Paulo I e ruas Paulo do Vale e Marcelino Pinto Teixeira).

Para conscientizar os motoristas sobre o uso indevido das vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, também foi realizada a ação “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, foram colocadas cadeiras de rodas em vagas convencionais da Avenida Elias Yazbek (Centro) e da Avenida Aimará (Parque Pirajuçara) para que os condutores sintam na pele como é perder um direito. Estacionar em vagas prioritárias é infração de trânsito e cabe autuação. No sábado, 23/9, a simulação será feita na Praça das Artes.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Carlos, o Kal, o importante é enfrentar os desafios do trânsito e buscar soluções eficazes para garantir a segurança dos cidadãos nas ruas do município. “A educação de trânsito é uma prioridade em Embu das Artes e a Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade crucial para conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros”, afirmou o secretário, que ainda ressaltou que esse compromisso não é apenas responsabilidade do governo municipal, mas de todos os moradores.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.