/

Prefeitura de Taboão da Serra realiza capacitação sobre acessibilidades arquitetônicas para arquitetos e engenheiros

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/09/2023

.SECOM PMTS - Acessibilidade arquitetônica foi pauta de palestra para servidores da Prefeitura de Taboão da Serra

O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), realizou uma capacitação para os arquitetos e engenheiros da Prefeitura sobre as acessibilidades arquitetônicas que a cidade precisa ter para pessoas com mobilidade reduzida. A palestra que tratou da Norma Brasileira (NBR) 9050, entre outros assuntos corelatos, aconteceu na terça, quarta e quinta-feira, dias 29, 30 e 31/08, no Cemur

A engenheira Elaine Cangussu comentou que foi uma experiência muito boa. “Nós já liamos sobre essa norma de acessibilidade, mas ter alguém que usa a cadeira de rodas dando essa aula e explicando porque que esses parâmetros existem é outra coisa, abre muito mais a nossa mente. Esses dias que estamos tendo essas aulas está sendo revelador, vamos sair daqui com outra visão de projeto. A cidade tem que ser um lugar que abrace todas as diversidades, como quem tem alguma dificuldade de mobilidade ou é deficiente visual, todos precisam ser abraçados, ainda mais nas edificações públicas”, afirmou.

“É de suma importância capacitar os nossos servidores, para que cada vez mais nossa cidade se torne acessível e acolha a todos da melhor forma. Além de tudo, com a nossa mudança para a nova sede da Prefeitura iremos adaptar o espaço para que todos os munícipes sejam bem recebidos”, disse o Prefeito Aprígio.

O instrutor da ABNT, Edson Passafaro, disse que a recepção foi maravilhosa. “A turma é extremamente interessada, são realmente heróis que trabalham na Prefeitura de Taboão da Serra e que procuram dar o seu melhor para deixar a cidade mais acessível. É importante que a gestão pública tenha essa consciência, não só pela questão humana, mas também pela legal, de que é dever deles garantir o direito de ir e vir para todas as pessoas. Então, temos um ‘arcabouço’ legal que da essa responsabilidade para o gestor público de exigir na questão dos habite-se, alvarás de funcionamento, transporte coletivo, vias públicas, calçadas com o acesso para a todos, inclusive aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida ”, comentou.

“Poder investir nos nossos engenheiros e arquitetos nos traz inúmeros benefícios, porque eles ajudam a deixar a cidade cada vez mais acessível. Agradeço a ABNT que disponibilizou o instrutor Edson, que trouxe vários aprendizados para os servidores e também para todos aqueles que participaram e abraçaram a ideia de a cada dia construir um município favorável para todos”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.