/

Itapecerica da Serra recebe premiação como referência no combate à tuberculose

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 21/09/2023

.Divulgação - Itapecerica da Serra recebe premiação como referência no combate à tuberculose

O município de Itapecerica da Serra foi contemplado, nesta última terça-feira, 19 de setembro, com a maior honraria relacionada ao Programa de Combate à Tuberculose.

A cidade foi agraciada com o prêmio pelo alto índice de cura da doença em seu território, com 92% do total de casos com resultado positivo na eliminação do agravo superando, em muito, o decretado pelo Ministério da Saúde que é de 85% de casos curados.

Outro prêmio concedido à cidade foi na busca de casos entre os comunicantes de cada paciente diagnosticado com tuberculose; atividade que é fundamental para reduzir novas infecções pela doença. Neste quesito, o município atingiu 85% de examinados, acima de 70% esperados.

Desta forma, a Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra parabeniza seus servidores nesta luta incansável contra uma doença sorrateira e com alto índice de óbitos em nosso país.

Além destas referências, também foi recebida a premiação pela qualidade do laboratório municipal, referência para toda a região, atendendo, além de Itapecerica da Serra, outras 8 cidades, com qualidade incontestável.

Por último, foi concedida a premiação pela qualidade de ações no CDP (Centro de Detenção Provisória), evitando que a doença se disperse por profissionais penitenciários, parentes e privados de liberdade.

A tuberculose é uma doença que se dissemina através dos pulmões com pessoas doentes transmitindo através da tosse, da fala ou do espirro para outras sadias. Quando a pessoa está com tuberculose, além de tosse persistente há dois ou mais semanas, podem manifestar febre, perda de peso e muita sudorese, principalmente à noite.

O diagnóstico é feito com um exame chamado baciloscopia que se realiza através da coleta de escarro do paciente e este exame pode ser realizado em todas as nossas Unidades de Saúde quando houver suspeita da infecção. A tuberculose tem cura e o medicamento é totalmente gratuito.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.