/

Mês de Prevenção ao Suicídio destaca urgência na luta contra o estigma

Por Assessoria de Imprensa | 18/09/2023

.Freepik - Mês de Prevenção ao Suicídio destaca urgência na luta contra o estigma

Assunto delicado e envolto em tabus, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, não contando com os casos subnotificados. Já no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano.

O suicídio é um grave problema de saúde pública que supera em número de mortes o HIV, a malária, o câncer de mama e até mesmo conflitos armados. Afeta pessoas de diferentes origens, idades, sexos e culturas.
Dados recentes da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil revelaram um aumento alarmante nas taxas de suicídio entre adolescentes, destacando a urgência da prevenção.

A psicóloga Fernanda Silene de Castro Silva, Coordenadora do Serviço de Humanização e Acolhimento - Unidade Mista de Saúde de Taboão da Serra – Associação Hospitalar Beneficente do Brasil – AHBB, afirma que todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. “Quando entendemos que o suicídio pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro a importância de falarmos sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que o suicídio pode ser evitado, desde que tenhamos conhecimento sobre os sintomas e suas causas, e que decidir viver sempre vai ser a melhor escolha”, explica Fernanda.

Embora a OMS aponte que a tendência global seja de queda nas taxas de suicídio, os países das Américas estão enfrentando um aumento constante desses índices. Grande parte dos casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais, o que poderia ser evitado com acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A Campanha Setembro Amarelo procura educar as pessoas através de canais de comunicação onde recebem informações e recursos sobre as doenças mentais, possibilitando identificar os sinais de alerta, bem como a importância da prevenção, buscando tratamento adequado para quem necessitar.

Em 2023, o lema da campanha do Setembro Amarelo é "Se precisar, peça ajuda!". Para a psicóloga Fernanda, a campanha é crucial no apoio às questões de saúde mental. “Ela tem um potencial gigantesco em salvar vidas, ao encorajar aqueles que estão em sofrimento a buscar ajuda profissional e apoio social, contribuindo para uma sociedade mais humana e saudável”, afirma a profissional.

Para buscar ajuda, a pessoa pode procurar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde), UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais ou o Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.