/

Coordenadores pedagógicos são capacitados em Suporte Básico à Vida

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/09/2023

.Divulgação - Coordenadores pedagógicos são capacitados em Suporte Básico à Vida

Na cidade de Taboão da Serra, a Secretaria de Educação (SEDUC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) – Rede Santa Casa, promoveu no dia 15/08, no Cemur, uma capacitação para Coordenadores Pedagógicos sobre Suporte Básico à Vida (Basic Life Suport – BLS).

A formação teve como objetivo ensinar e atualizar os profissionais sobre como prestar os primeiros socorros aos estudantes em casos de engasgo, parada cardiorrespiratória e outras situações.

A iniciativa faz parte da campanha Setembro Vermelho, de autoria do vereador Enfermeiro Rodney e sancionada pelo Prefeito Aprígio, que visa informar a população sobre os cuidados e incentivos à prevenção e ao tratamento de doenças cardiovasculares.

“A capacitação dos profissionais da nossa rede é algo que investimos muito. Agradeço ao Prefeito Aprígio, ao vereador Enfermeiro Rodney, bem como a Secretaria de Saúde e a AHBB - Rede Santa Casa, por essa formação teórica e prática que também abrangerá outros profissionais para que todos da Educação estejam sempre preparados”, afirma a secretária de Educação, Dirce Takano.

A palestra foi ministrada pelo médico cardiologista Dr. Miguel. “Executamos o treinamento para que esses profissionais saibam identificar alguém em parada cardiorrespiratória e saibam quais procedimentos precisam ser feitos para ressuscitar essa pessoa. O tempo é proporcional com a lesão, então, quanto mais tempo a pessoa ficar desassistida, mais tempo sem receber as manobras, a probabilidade dessa pessoa não voltar ou ter alguma sequela é maior. É importante identificar de forma rápida e executar as manobras de forma eficiente”, afirma.

Adriana de Toledo Sivieri, da equipe técnica da SEDUC, destacou que neste momento foram capacitadas as equipes de Coordenadores de Pedagógicos. “Numa próxima etapa, serão os professores e as equipes de apoio escolar, para todos estarem preparados para qualquer situação, tanto de ressuscitação, quanto de engasgo das crianças. É um primeiro socorro que se dá para essas crianças garantindo a saúde e a vida”, declarou.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.