/

ELEA Itinerante de Taboão da Serra realiza oficina Jardim no Pote no Núcleo Trans

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/09/2023

.SECOM PMTS - Oficina de Jardins no Pote é oferecida pela Escola Livre de Educação Ambiental de Taboão da Serra

O Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), realizou a oficina de Jardim no Pote no Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT) pela Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) itinerante na quinta-feira, 03/08. A dinâmica, além de ter o intuito de promover o cuidado e o respeito para com o meio ambiente, faz com que se torne uma parceria a longo prazo.

A Coordenadora do Núcleo Trans, Bruna Soares, falou que todo esse trabalho em conjunto é muito significativo. “Trouxemos os terrários e essas ideias porque trabalham a coordenação motora, a concentração e também a ansiedade dos atendidos. Essa parceria é um fortalecimento em rede que entrelaça todos os equipamentos de saúde da cidade. Então nós termos esse vínculo ajuda que os próprios gestores e funcionários tenham conhecimento das pessoas trans e que os atendam bem”, disse.

“A oficina Jardim no Pote realizada no Núcleo Trans além de ser uma bela iniciativa, também promoveu a união e o respeito entre todos aqueles que usam o espaço. O Governo da Reconstrução conta com a ajuda de todos para continuar trilhando esse caminho de progresso e inclusão”, disse o Prefeito Aprígio.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias, comentou que a Secretaria sempre procura se esforçar para promover práticas sustentáveis. “Dessa vez fizemos um trabalho no qual estão alinhadas as visões da SDUHMA e do Núcleo Trans sobre ter mais resiliência e respeito. Essa oficina é apenas um começo de um projeto que fortalecerá esse vínculo entre a sociedade e o meio ambiente”, disse.

A arquiteta e urbanista, Andréa Muscat, disse que é importante falar que esse encontro da ELEA com o Núcleo Trans será pertinente. “O que nos deixa muito feliz porque o Núcleo Trans é um espaço de reverberação do cuidado para com todas as vidas, para com todo e qualquer corpo, e reproduzir um pedacinho da atmosfera, entender seu funcionamento e compreender que sem a depredação humana a natureza se vira muito bem, a gente pode aprender que também somos natureza e podemos nos preservar e cuidar”, afirmou.

“Ver o meio ambiente de uma maneira totalmente diferente, onde você toca na terra e constrói o seu jardim no pote é de extrema importância. Todos os dias andamos na nossa selva de pedra e não temos a chance de entrar em contato com a natureza e a ELEA Itinerante veio justamente com essa proposta, de permitir que a população tenha uma nova percepção, um novo olhar sobre o meio ambiente. Fazendo essas atividades proporcionamos também um meio de interação social”, disse a coordenadora de Educação Ambiental, Deyse Brumatti.

“Como as pessoas participantes ficam felizes quando fazem seus jardins. É muito bom ver isso. Nós fazemos o terrário e ficamos tão felizes como se fôssemos crianças”, disse a Bióloga, Leilane Pereira.

Serviço

Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)

Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre

De segunda a sexta-feira, das 09h às 16h

Visitas mediante agendamento:

elea@ts.sp.gov.br

Linha Verde: (11) 4788-5496 (Telefone/ WhatsApp)

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.