/

Projeto de telemedicina na UBS Jardim Record tem efetividade em 80% dos casos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/09/2023

.SECOM PMTS - Dados da primeira fase do Projeto UBS + Digital foram apresentados em agosto

O projeto UBS + Digital, que leva consultas por telemedicina aos pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Record, já tem saldo positivo: 80% de efetividade dos casos. Os projeto é realizado na unidade desde o mês de maio e é promovido pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taboão da Serra. Os dados da primeira fase do projeto foram apresentados nos dias 04 e 07/08 em encontros realizados com a SMS, comunidade e equipes.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, agradeceu a parceria com o Hospital das Clínicas e com a ADAPS. “Agradeço imensamente essa parceria por permitir trazer a telemedicina para a UBS Jardim Record. Já tivemos quase 400 pacientes atendidos, a avaliação é excelente, com 100% de satisfação dos pacientes. O prefeito Aprígio já vislumbrou a telemedicina em 2021, quando criou o Alô Doutor, e  UBS+Digital é uma qualificação do nosso Alô Doutor, um algo a mais, com certeza, vamos ter um trabalho de excelência aqui e queremos ampliar para todas as unidades”, afirmou.

“O projeto da telemedicina veio para trazer acesso aos pacientes que estão em áreas de maior vulnerabilidade. É importante enfatizar que dos 100% dos pacientes atendidos, 80% a efetividade funciona dentro da atenção primária, porque existe resolutividade no processo de cuidado. A equipe está engajada e os pacientes estão extremamente contentes”, informa a subsecretária de Saúde, Danielle Mota.

A munícipe Sarah Matos, uma das pacientes atendidas pelo projeto, aprovou a iniciativa. “Tenho passado bastante em médico desde os meus 4 anos e perdi bastante coisas por ter que comparecer na unidade, ficar internada muitas vezes e agora não tem a necessidade disso. Posso fazer acompanhamento pelo telefone”, afirmou.

Os pacientes do UBS + Digital passam em consulta com médico do Hospital das Clínicas da USP por videoconferência que acolhe as demandas e prescreve medicamentos. O atendimento conta com apoio de equipe de enfermagem que auxilia aferindo a pressão, realizando a videochamada e outros procedimentos.

Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro, médico e diretor da Saúde Digital do HCFMUSP, explicou sobre a implantação. “É um prazer estar em Taboão da Serra fazendo essa discussão desta primeira fase do projeto de implantação em Atenção Primária, em parceria com a ADAPS, uma agência brasileira. Desenvolvemos atualmente em 10 cidades diferentes, com médicos da família nossos com as unidades. É feita capacitação, assistência e esse projeto teve uma parte inicial com resultado bastante importante. Estamos aqui em Taboão da Serra desde maio e a primeira avaliação é altamente positiva, os resultados são muito bons, bastante animadores, nos estimulando a continuar e ampliar esse projeto”, destacou.

O prefeito Aprígio destacou que é importante a união da Prefeitura, com a ADAPS e HCFMUSP para promover saúde para quem mais precisa. “Com a telemedicina, estamos usando a tecnologia para conectar médicos e pacientes, não importando a distância. Vamos continuar investindo nesta parceria incrível e nosso objetivo é ampliar os trabalhos para garantir a saúde da população”, ressaltou.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.