/

Integra Taboão aborda karatê para a promoção de saúde e bem-estar entre idosos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/08/2023

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer (SEMEL), Cultura e Turismo (SEC), Assistência Social e Cidadania (SAS) e Saúde (SMS), realizou em 0108 uma nova edição do projeto Integra Taboão. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa e teve como foco o Karatê.

Camila Biagioni Rieper, gestora do Integra Taboão, destacou que projeto surgiu da necessidade de trabalhar a promoção de saúde e prevenção entre os idosos. “Nosso objetivo é fazer com que esses indivíduos ocupem os espaços dos equipamentos públicos esportivos, culturais, entre outros, de forma a favorecer o fortalecimento de vínculos, proporcionar aos munícipes diferentes vivências e promover os cuidados com a saúde. Agradeço aos gestores, apoiadores e ao prefeito Aprígio pela oportunidade de executarmos esse serviço essencial aos nossos munícipes ”, explica.

Nesta edição do encontro, foram trabalhamos os movimentos do Karatê, arte marcial originada no Japão. “O Karatê traz muitos benefícios para a melhor idade, pois trabalha reflexo, equilíbrio, coordenação motora, fortalece as articulações, grupos musculares, tudo o que eles precisam para o dia a dia, além de ser uma atividade dinâmica com parte prática, mas também com momentos de socialização e vários benefícios que adquirem no decorrer do tempo”, ressalta o coordenador do Departamento de Artes Marciais, Manoel Carlos Mckan.

A munícipe Maria Ivani Ferreira elogiou o programa e os profissionais. “Os professores aqui interagem, têm uma dedicação, é uma delícia, eu amei e é a primeira vez que estou fazendo. Senti muita dedicação do professor, porque ele sentou perto de mim e me explicava os movimentos, como eu tinha que fazer com a minha perna por causa da artrose. Me senti muito bem, gostei mesmo, muito bacana”, declarou.

Já o morador Antonio Jesus Garcia aproveitou o encontro para, além de se exercitar, lembrar do passado. “É um projeto maravilhoso que além do exercício físico que a gente está fazendo, há uma integridade junto com as pessoas, tem vários assuntos, conversa com várias pessoas é um projeto nota mil. Acho que deveria ser para sempre e melhorar cada vez mais. Eu fiz karatê há quase 60 anos e eu revivi o que eu já pratiquei. Foi fabuloso, uma lembrança de retornar ao passado”, comentou.

“O Integra Taboão é um projeto que veio para ficar. Ele oferece acompanhamento e assistência aos nossos munícipes com profissionais qualificados, com foco no bem-estar físico, mental, além de sociabilizar. Em nosso Governo somos gratos por proporcionar estas atividades aos nossos munícipes e assim devolver a dignidade à população”, destacou o prefeito Aprígio.

 

 

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.